O Presidente Lula e o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda(DEM), assinaram ontem um termo de cooperação técnica cedendo, oficialmente, o Palácio do Buriti - sede do governo do Distrito Federal - para ser ocupado pela Presidência da República e ministros mais próximos do gabinete presidencial durante a reforma do Palácio do Planalto. Lula disse esperar que as reformas comecem logo e terminem o mais breve possível. "Eu tenho mais dois anos e pouco de mandato. Espero ainda voltar para o Planalto para trabalhar mais uns dias lá, antes de encerrar meu mandato", afirmou o Presidente.
Lula disse as instalações do Planalto estavam impraticáveis. Afirmou que há várias gambiarras, já que, quando o prédio foi concebido em 1958, não existia metade dos aparelhos eletrônicos que existem hoje em dia. "Não havia nem computador, Arruda. O que aconteceu? As pessoas foram colocando mais telefones, mais computadores e ficou do jeito que está, com risco de incendiar e aí sim, ninguém mais reclamar das reformas".
Lula disse ainda que vozes podem se levantar contra a reforma, alegando que seria muito mais útil usar os recursos para a construção de pontes e casas populares. "Mas essas mesmas pessoas que criticam costumam viajar para a Europa e ficam maravilhados com os castelos europeus, se perguntando por que o Brasil também não preserva seus monumentos. Mas esquecem que, para isso, é preciso dinheiro e vontade política".
Lula lembrou um dia em que participava de uma solenidade e teve que usar o banheiro. "Quando atravessei o corredor, não acreditei. Parecia que tinha passado 80 caminhões de petróleo pelo carpete, tamanha a sujeira. Ali vai caindo café, vai caindo água e tem hora que não dá mais para limpar. E as torneiras? Se você ficar dois dias sem abrir, sai água junto com a ferrugem".
O Presidente agradeceu a cortesia de José Roberto Arruda que, desde as primeiras conversas sobre a reforma do Planalto, ofereceu o Buriti para hospedar a presidência da República. Outra opção seria o Centro Cultural Banco do Brasil, onde funcionou o governo de transição. O local poderá sediar alguns eventos do governo enquanto o Planalto estiver em obras. .
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração