Fonte:
http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=964
Tentativa de assassinato de um blog
(José de Souza Castro, do Tamos com Raiva)
"Parei de fazer comentários no Comunique-se quando censuraram três deles, sem uma explicação razoável. E foi lá, ontem à noite, que soube que o IG havia tirado do ar, sem maiores justificativas, o blog Conversa Afiada (do jornalista Paulo Henrique Amorim, que foi meu chefe no Jornal do Brasil há quase 30 anos). Esperei para hoje a repercussão desse ato, que à primeira vista me pareceu um negócio da China.
Não é lá que censuram blogs?Estou ainda esperando uma reação do Observatório da Imprensa, que se limitou até agora, apesar de cobranças de comentaristas, a apenas reproduzir, na seção Entre Aspas, a notícia do Comunique-se (retirando, portanto, a castanha quente do fogo com mão de gato). Essa notícia, assinada por Carla Soares Martin e Miriam Abreu, afirma que "não é possível mais acessar a página quePaulo Henrique Amorim mantinha no iG".
Acrescenta que o Portal rescindiu o contrato que terminaria dia 31 de dezembro e que PHA será indenizado. Afirma também que a baixa audiência e a receita não compensavam os gastos. O dono do blog informou que o assunto seria tratado por seus advogados.
Espanto!
Dos 50 comentários postados até as 15h03 de hoje embaixo da notícia no Comunique-se, apenas 23 condenavam a atitude do IG. O primeiro comentário foi este, da freelancer Gervilma Meira Santos, postado às 19h11 de ontem:
"IH, AGORA O PEQUENO VAI VIRAR HERÓI dos petralhas. vai dizer que censurado, vai ganhar mais pontos no governo, vai ser até estáuta (sic) em santo antão do pé de couve. ph é um ser humano tão triste, tão triste, que eu choro por ele. coitado, mas já vai tarde. next: nassif".
Depois desse, o nível não melhorou muito, com as exceções de sempre.Lavou-me a alma, porém, ao ler o blog do jornalista Luiz Carlos Azenha e descobrir que o jornalista Mino Carta, proprietário da revista Carta Capital, decidiu sair do IG, em protesto. Mino escreveu o seguinte, às 12h54 de hoje:
"Meu blog no iG acaba com este post. Solidarizo-me com Paulo Henrique Amorim por razões que transcendem a nossa amizade de 41 anos. O abrupto rompimento do contrato que ligava o jornalista ao portal ecoa situações inaceitáveis que tanto Paulo Henrique quanto eu conhecemos de sobejo, de sorte a lhes entender os motivos em um piscar de olhos. Não me permitirei conjecturasem relação ao poder mais alto que se alevanta e exige o afastamento. O leque das possibilidades não é, porém, muito amplo.
Basta averiguar quais foramos alvos das críticas negativas de Paulo Henrique neste tempo de Conversa Afiada".Hoje cedo, Azenha comentou:
"O Portal da Imprensa disse, sem ouvir as partes e atribuindo a notícia a uma fonte anônima, que foi por falta de audiência. O jornalista nega.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração