Pages

segunda-feira, 31 de março de 2008

Oposição diz que vai acusar Dilma no STF e Lula no TSE


A oposição reúne-se hoje para definir as medidas que serão tomadas, nos âmbitos judicial e político, contra a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), diz que serão estudadas uma representação à Procuradoria Geral da República ou ações no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Agripino diz que dois delitos teriam sido cometidos por Dilma: o crime de responsabilidade. O outro, não disse.

Segundo Agripino, a legislação eleitoral também estaria sendo descumprida pelo Presidente Lula porque, na visão do líder do DEM, ele está percorrendo o país, para lançar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como forma de promover Dilma como candidata nas eleições de 2010.

No âmbito legislativo, líderes dos partidos PSDB, DEM e PPS disse que estudarão nesta semana a possibilidade de articularem uma nova CPI no Congresso, exclusivamente do Senado, para investigar o uso dos cartões corporativos pela Presidência. A nova CPI seria exclusivamente para investigar um suposto envolvimento de assessores de Dilma no suposto dossiê.Ou seja, em outras palavras, perseguir a dilma

A oposição está pessimista em relação às chances de explorar o episódio envolvendo a ministra da Casa Civil na CPI mista dos cartões corporativos, em função da derrota sofrida na semana passada, quando se tentou convocar Dilma Rousseff para depor.


Para você entender o circo do DEM

Exatamente na semana de aniversário de um ano de sua controversa sigla, o DEM, novo nome de batismo para o velho mesmo PFL de sempre, o DEM lembrou a data de nascimento da legenda, com o lançamento da candidatura do deputado Antônio Carlos Magalhães Neto à prefeitura de Salvador. Mas nada tirou os holofotes do cenário paulistano, onde os democratas dizem ter, por meio do atual prefeito, Gilberto Kassab, a melhor chance de crescimento, em nível estadual e de resgate do peso político, em nível nacional.

Ai, entra a primeira questão para o DEM. Quanto mais a sigla do partido e seus parlamentares aparecerem na TV, se mostrando indignados, é mais propaganda para Gilberto Kassb, e prejuizo para Marta Suplicy. Para Agripino, essa é uma forma de mostrar para o "povo", que novamente o PT está envolvido em atos ilicitos.

Os pefelistas decidiram trocar de nome depois de sofrer perdas importantes nas urnas. Em 2004, a maior vitória do partido foi reeleger, em primeiro turno, o prefeito virtual do Rio de Janeiro, Cesar Maia. No mesmo ano, a sigla amargou derrotas nas duas capitais em que chegou ao segundo turno: Salvador e Manaus. A fatia de votos do então PFL caiu de 15,35%, em 2000, para 11,81% nas eleições municipais de 2004, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A situação se agravaria em 2006, quando os pefelistas, que apoiaram o tucano Geraldo Alckmin para a Presidência da República, conquistaram só o Governo do Distrito Federal, com José Roberto Arruda

“Agora, nosso foco são as eleições municipais. Temos consciência de que o partido é um bebê ”, diz Rodrigo Maia.Viram? Que partido bebê?. Um partido que vem desde os tempos da ditadura? Ao mudar o nome do PFL, para DEM , os demos, querem enganar o para o povo que trata-se de um novo partido. Não é a toa, que o Presidente Lula está sempre frizando nos discursos" Aquele partido que mudou de nome e agora chama-se DEM” .Ou então, O PFL/DEM...

Para o doutor em ciência política e professor da Universidade Estadual de Campinas Sebastião Velasco e Cruz, a mudança de nome do PFL representa pouco e ao atravessar a era Lula na oposição, o partido revelou ser apenas uma sigla. “Pura e simplesmente. Não tem identidade nenhuma. Agora são Democratas. Sem romper com o passado, porque é tudo o que têm, fazem uma política de tentar abertura maior.”

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração