O volume de vendas do comércio cresceu 11,8% em janeiro em relação a igual mês do ano passado. O melhor resultado para os meses de janeiro desde o início da série histórica em 2001 surpreendeu analistas, que previam taxas menores de expansão. Na comparação com dezembro, o varejo avançou 1,8% (sem ajuste sazonal), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados na última sexta-feira.
Para 2008, a consultoria prevê que a expansão possa até superar 9%, ante 7,2% estimados anteriormente, e se aproximar do desempenho recorde do ano passado (9,6%). Segundo o economista-chefe, Cesar Fukushima, o número foi revisto antes da divulgação do IBGE.
Em fevereiro, uma das surpresas, na avaliação, foi o crescimento de 29,6% nas vendas de "outros artigos de uso pessoal e doméstico" em relação ao mesmo período do ano passado. Os destaques no segmento são joalherias, brinquedos e artigos esportivos, "todos os produtos supérfluos". "É um indício de que a massa salarial está crescendo e deve continuar em expansão neste ano", afirma os economistas ouvidos pelo IBGE.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração