PHA esteve na sede da CUT na noite do dia 17 de março fazendo um debate com Artur Henrique dos Santos, presidente da CUT, sobre o tema "O papel dos meios de comunicação alternativos na formação e transformação social", no ato de lançamento do jornal nº 1 da central, que pretende ser mensal. Muito à vontade, PHA falou para um auditório totalmente lotado, sobre sua experiência jornalística e apresentou uma série de informativos empresariais que apresentam uma conjuntura extremamente favorável no Brasil, sob todos os aspectos.
Um quadro totalmente inverso daquele que apresenta o PIG diariamente através de seus “colonistas”, ou seja, os colunistas que ficam no colo do patrão, como bem define o próprio PHA. Artur Henrique fez inclusive a leitura de parte do texto (Leia aqui) de Diogo Mainardi na Revista Veja de janeiro de 2005, orientando seus leitores a venderem o carro, o apartamento e investirem tudo em dólar. Pois o dólar ia disparar, o Brasil ia quebrar e seus eleitores iriam agradecer por este valioso conselho. O dólar estava então cotado a R$ 2,674. Imaginem se algum leitor desavisado seguiu a orientação de Mainardi, concluiu Artur Henrique.
No dia seguinte, a surpresa: PHA havia sido demitido por fax. Um contrato que ia até o final de dezembro de 2008 foi simplesmente rompido pelo portal IG. Possivelmente em razão de suas críticas ao BrOi, a polêmica fusão da Brasil Telecom com a Oi. Para o PIG, imprensa livre é o direito de impor seu pensamento livremente e ter a liberdade de demitir livremente quem discordar disso. Mas para infelicidade do PIG e dos blogueiros de direita - que tiveram orgasmos de felicidade com a demissão - no dia seguinte PHA estava de novo na rede, em seu próprio site.
Mas a nossa luta não acabou. A reação a essa arbitrariedade cometida não foi suficiente. Temos que continuar denunciando a atitude do IG, principalmente através de seu ombudsman, no endereço ombudsman@ig.com.br para mostrar que no Brasil, a tal “liberdade de expressão” tão propagada pelo PIG, serve apenas para eles falarem e escreverem os absurdos que vemos todos através das bocas e escritas de Miriam Leitão, Eliane Cantanhêde, Clóvis Rossi, Diogo Mainardi, Arnaldo Jabour e tantos outros. Se a moda pega, logo o Eduardo Guimarães é expulso do UOL, onde seu blog está hospedado, ou o IG pode se sentir encorajado a despachar o Mino Carta, Luis Nassif e Zé Dirceu, para ficar em alguns exemplos.
Nelson Canesin
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração