Pages

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Tucanos estão destruindo São Paulo. Episódio venda da CESP.

Quando investidores compram Usinas Hidrelétricas que já existem, em vez de investirem na construção de novas unidades geradoras, não há aumento da oferta de energia.

Para agravar, R$ 7 bilhões disponíveis nas mãos de investidores, são retirados de circulação, quando usados na compra da CESP (Companhia geradora de energia elétrica de São Paulo).

Esse dinheiro poderia ser usado na expansão da geração de energia, com a construção de novas usinas termoelétricas, de biomassa (bagaço da cana) e outras fontes.

Para o investidor é melhor comprar o parque gerador de hidroelétricas da CESP pronto, porque é a energia mais barata que existe para produzir, logo, é aquela que dará mais lucro.

Para o investidor é bom porque não aumenta a oferta de energia, e por isso o preço não cai, pelo contrário as tarifas deverão doer no bolso dos paulistas nos próximos anos, à medida que o crescimento econômico demandar mais energia, sem que o aumento da oferta acompanhe.

Se isso é bom para o bolso dos investidores, para o desenvolvimento do Estado de São Paulo é um desastre.

O resultado dessa privatização da CESP, é a redução de investimentos no parque gerador de eletricidade, num momento em que o Brasil volta a crescer a taxas de 5% ou mais ao ano, e precisa ampliar o parque energético.

A falta de novos investimentos energéticos em São Paulo, emperrará seu desenvolvimento, e elevará o custo da tarifa aos paulistas devido a escassez (lei da oferta e da procura).

O governo José Serra está cometendo um dos maiores erros estratégicos, comparáveis aos de seus antecessores tucanos.

São Paulo está se tornando um Estado pouco competitivo economicamente.

Os pedágios são elevados, o que leva muitos caminhoneiros de goiás e Minas a preferirem exportar por outros portos que não o de Santos, mesmo que a distância seja maior. A energia em SP caminha para tornar-se mais cara do que em outros estados vizinhos, como Minas e Paraná, provocando uma evasão de indústrias.

O governo demo-tucano de José Serra está quebrando o estado de São Paulo com políticas desastrosas, da mesma forma que FHC quebrou o Brasil.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração