Foram levados um disco rígido e dois notebooks com dados e informações confidenciais sobre as recentes descobertas da Petrobras. Entre os suspeitos, empresas concorrentes e serviços secretos de países estrangeiros. O Presidente Lula e a Petrobras acompanham o caso.Apreensão e expectativa no 23º andar da Avenida República do Chile, 65, Rio de Janeiro. A presidência da Petrobras tem uma informação que pouquíssimos brasileiros conhecem; entre os que têm a mesma informação, o Presidente da República, Lula, e quem investiga o caso instalado no 3° andar do número 1 da Avenida Rodrigues Alves, Praça Mauá, no departamento de Inteligência da Polícia Federal, Rio de Janeiro. O que sabem o presidente da República, a presidência da Petrobras, e quem investiga o caso, classificado como ultra-confidencial. Leia mais
Halliburton, que transportava documentos furtados, afirma: "não temos o que dizer"
Através da secretária-executiva Dalila Muniz, a empresa diz que o caso está sendo investigado, mas afirma "não ter o que dizer". Trata-se uma companhia estrangeira, que presta serviços para a Petrobras e que, segundo a Petrobras era responsável por esses equipamentos. Os equipamentos foram furtados e você acha que a Halliburton não deve uma explicação?
Foram furtados dois notebooks e um disco rígido da Petrobras, que continha informações sigilosas das megadescobertas de petróleo e gás em águas profundas. Muniz é secretária-executiva do vice-presidente da Halliburton na América Latina, o chileno Roberto Muñoz.
Como a empresa dispõe de cópias da documentação contida nos notebooks e no disco rígido, não reside nisso o maior problema; melhor dizendo, a cadeia de graves problemas e seus desdobramentos.O furto de tão valiosas informações tem contornos e desdobramentos ainda imensuráveis. Inclusive por conta de alguns dos personagens e instituições que, mesmo involuntariamente, fazem parte do enredo.
Hipóteses mais prováveis, até o momento, são:
- Ação isolada de um serviço secreto estrangeiro.
- Espionagem - com a participação ou não de Serviços de Inteligência estrangeiros - por parte de empresa concorrente no trilhardário mundo do petróleo.PETROBRAS: Tinha reservas estimadas em 14,4 bilhões de barris, o que colocava o Brasil em 24º lugar no ranking das maiores reservas mundiais. Isso até as descobertas de Tupi - a partir da bacia de Santos. Supõe-se que o Brasil salte agora para a 8ª ou 9ª posição neste ranking.
A Petrobras é a quinta empresa do mundo entre as que têm grandes reservas e operam em Bolsas de Valores. Com as descobertas recentes deve saltar para o terceiro lugar.
O lucro da Petrobras em 2006 foi recorde: R$ 25,9 bilhões, um aumento de 9% em relação aos R$ 23,7 bilhões em 2005. Leia mais
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração