Cartões federais e estaduais
Com boas reportagens, a Folha tem se pautado pelo interesse público ao informar sobre gastos do governo federal com cartões corporativos.
Uma falha da cobertura evidenciou-se anteontem, com a primeira informação sobre o uso de cartões pelo governo do Estado de SP. Por que o jornal passou semanas fiscalizando só um nível da administração, descuidando-se de outros dois (incluo o governo da capital)?
A pedido de leitores, indaguei à Redação se ela tinha a notícia havia mais tempo.
Resposta: "A reportagem do jornal recebeu uma lista de uma fonte do PT na sexta-feira véspera do feriado. Apenas com o papel, não havia como comprovar nem a autenticidade nem a veracidade dos números. Fizemos desde o primeiro instante o trabalho de apuração necessário, seguindo os procedimentos de checagem que constam do "Manual da Redação". O feriado infelizmente dificultou e atrasou esse trabalho, já que nem o governo de São Paulo nem a Assembléia Legislativa trabalharam até quarta-feira".
"Quando conseguimos fechar a apuração, publicamos o resultado com o destaque que o jornal considerou devido."
Em minha opinião, o problema não é pontual. Por que a Folha esperou a denúncia partidária para investigar os cartões "paulistas"? Cabe ao jornalismo monitorar o poder, todos os poderes, sem exceção nem seleção.
E com sobriedade.
Comentário meu. Que a Folha é tucana, ninguém duvida, mas e o ombudsman, o que será?
Devemos agora perguntar ao ombudsman o por que da diferença de tratamento quando o assunto é o tucano José Serra. Por exemplo. Em todas as matérias da folha da semana passada só lemos coisas do tipo "SP gasta 108 milhões" "SP usou cartões" Quando se trata de falar contra o Presidente, ai, a coisa mudade figura. A manchete é "Lula gastou"..."Cartão do Lula"..."Cartão do ministro de Lula"...
Se você quiser fazer essas e outras perguntas para o ombudsman Mário Magalhães, o e-mail é: ombudsman@uol.com.br fax (011) 3224-3895. Contatos telefônicos: ligue 0800 01 59 000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração