A venda de carros novos registrou o melhor janeiro da história. Alguns modelos têm lista de espera de até 90 nas concessionárias.
Janeiro é tradicionalmente um mês fraco para o comércio de veículos, mas este de 2008 surpreendeu os vendedores. As vendas ali se igualaram às de dezembro.“Vendemos 100 unidades de veículos zero km, em fevereiro a procura também está grande”, diz Marcos Campellini, gerente de concessionária.
Além da facilidade no financiamento, taxas de juros menores e o crédito farto serviram de atrativos para o consumidor brasileiro dar a partida no carro novo.No mês passado foram vendidos 215 mil veículos, 40% a mais do que em janeiro do ano passado.
Não só as concessionárias apresentaram bons números nas planilhas. As montadoras também atingiram marcas históricas. Nos últimos 12 meses, superaram, pela primeira vez, três milhões de carros produzidos.
Mesmo batendo recordes de produção, a indústria não conseguiu acompanhar o ritmo das vendas. O resultado é a demora na entrega dos carros. Em alguns casos, a chave do zero quilômetro pode chegar com até 90 dias de espera.
Em grandes concessionárias, os seguintes modelos nacionais têm espera superior a 30 dias: na Volks, Golf e Pólo. Na Fiat, Sienna, Dobló e Stilo. Na GM, Montana 1.4 e vários modelos da linha Corsa. Na Ford, o novo KA, os Fiesta Hatch e Sedan. De acordo com um consultor, capacidade de produção não é o problema da indústria.
“Na média ainda existem carros à vontade, quer dizer, o consumidor pode não encontrar o modelo que ele quer, existem outros modelos similares. São ajustes de mercado, a gente tem um portfólio muito grande de veículos, são mais de 50 modelos diferentes, é difícil ajustar oferta e demanda pra todos eles”, afirma Richard Dubois, consultor do setor automobilístico.
Quem comprou carro no final do ano ainda não recebeu o novo, que foi encomendado em e só deve chegar no final de fevereiro. Não há fila de espera que tire a vontade de comprar.
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