Pages

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

"A imprensa brasileira virou partido político"


Se você leu o artigo que eu sugeri aqui, vai entender o título deste post. Mas eu ainda acho que você deria ler também esse daqui, e mais esse aqui. Tem esse do Arbex que diz assim: "No Brasil a mídia age como partido político – dizem que a Folha de São Paulo é o órgão oficial do PSDB – ou apenas defende os interesses das classes dominantes. "A imprensa burguesa acusa e sentencia, difama e calunia, dissimula e desinforma e mente se preciso for e se julgar que determinado governante não vai ler por sua cartilha, que é a mesma dos grandes conglomerados e trustes intenacionais. A imprensa é ponta-de-lança dos interesses do sistema capitalista excludente. Ela é a vitrine desse modelo expropriador, useiro e vezeiro em propiciar o infortúnio e a derrota daqueles que ousaram um dia colocar em prática e até mesmo somente defender a tese, por exemplo, de um Brasil forte, independente e soberano".... Se você teve tempo para ler os artigos indicados, você vai entender melhor essa matéria da Folha de São Paulo ( assinante) e na íntegra abaixo

85% da Câmara prefere a Folha, afirma pesquisa

Segundo os dados da FSB Comunicações, 96,3% dos tucanos apontam a Folha como um dos três jornais de sua preferência

A Folha é apontada por 84,6% dos deputados em pesquisa realizada na Câmara como o jornal de sua preferência. A pergunta, feita a 249 dos 513 deputados no final do ano passado, procurou levantar, de forma espontânea, os três jornais preferidos na Casa.
Em segundo lugar está o "O Globo", com 49,2%. Outros jornais (regionais) surgem em terceiro, com 43,9%. Em quarto está "O Estado de S. Paulo", com 32,9%.

Em seguida estão "Correio Braziliense" (32,1%), "Valor Econômico" (11,8%), "Jornal do Brasil" (6,1%) e "Gazeta Mercantil" (4,1%). A soma supera 100% exatamente porque a pesquisa se referia aos três jornais preferidos, sem que uma lista fosse apresentada ao entrevistado.

Segundo os dados da FSB Comunicações, 96,3% dos tucanos apontam a Folha como um dos três jornais de sua preferência, seguidos pelos petistas (92,3%). No caso de "O Globo", os petistas lideram o ranking dos que escolheram o diário como um dos três preferidos -57,7%. Os ex-pefelistas (56,7%) figuram em primeiro lugar na lista dos que optaram pelo "Estado de S. Paulo".

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração