Pages

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Boicote ao imposto chega ao cibermundo pelo Orkut.


A nova ofensiva da campanha que propõe o boicote ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no Rio chegou à internet. No mesmo front que o prefeito Cesar Maia (DEM) usa para criticar o protesto, contribuintes buscam, desde o início do ano, mais adesões para o não-pagamento do imposto até o fim das eleições municipais, em novembro. No site de relacionamentos do Google Inc., o Orkut, pelo menos três comunidades de internautas se formaram este mês apenas para discutir o boicote.

Enquanto a rede virtual vira cenário para o movimento de associações de moradores e vereadores de oposição da Câmara Municipal, mais duas agremiações aderem ao boicote. Ontem, foi a vez de as associações de moradores de Rocha Miranda e Freguesia manifestarem-se a favor da quitação do IPTU depois da disputa eleitoral.

No Orkut, na comunidade Boicote IPTU 2008-RJ Capital, o criador da página, que se apresenta como Fabio Borges, deixa claro, logo no primeiro parágrafo que o movimento não é ilegal: "A comunidade não tem o intuito de fomentar a sonegação". O líder do grupo virtual explica aos 105 membros angariados desde o dia 6 que "como forma de protesto por não suportar mais tamanha violência e outros males que infectam o nosso Rio de Janeiro, varias associações de moradores estão se organizando e buscando meios para retardar o pagamento do IPTU".

Forum aquecido

Entre as páginas de bate-papo mantidas pela comunidade, a primeira tem um título que soa como proposta: " Se o prefeito não nos ouvir, vamos boicotar o DEM".

Entre as associações de moradores, a internet também tornou-se instrumento de divulgação do movimento de desobediência civil. O presidente da Associação de Moradores do Engenho de Dentro, Aníbal Antunes, instalou este mês o blog Pague o IPTU 2008 Só no Fim do Ano, que funciona como um tira dúvidas sobre IPTU, além de divulgar reportagens sobre o tema. O endereço virtual é .

- No blog, questionamos a aplicação do dinheiro do imposto, mas, sobretudo, tiramos dúvidas sobre cobrança, o que deveria ser feito pela prefeitura - diz Antunes.

De carona no movimento da web, a aposentada e moradora do Leblon Maria José Berto, 70 anos, mantém há mais de 10 anos a Marcha Cibernética pela Decência, em que denuncia e recebe queixas sobre falhas na administração municipal. Para ter acesso à lista de discussões virtuais, basta mandar uma mensagem eletrônica para o e-mail: marchaciberneticapeladecencia@superig.com.br : Enviado por Hélio do blog Aposentado Invocado

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração