Na mesa do governador tucano José Serra, repousa estudos de conceder 1.600 quilômetros de rodovias paulistas.
O governador devia estar planejando levantar uma "bufunfa" gorda para gastar em seu governo como plataforma de campanha presidencial 2010.
Bastaria seguir o modelo demo-tucano de leilões de concessões, colocando pedágios altos, conseguindo um alto ágio para encher os cofres.
Agora deve estar inconsolável, porque não terá mais como fazer isso.
O baixo pedágio das concessões federais tornou-se referência que nenhum governante pode mais fugir. Não dá mais para inventar desculpas, e jogar a conta dos altos pedágios nas costas do povo. O cidadão não vai aceitar.
Aliás, no âmbito federal, o TCU (Tribunal de Contas da União) exigiu estudos da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestes), para revisar os preços para baixo das antigas concessões federais, pois devem estar com valores abusivos, muito acima da realidade de custos.
Em 30 dias a ANTT deve entregar seu estudo.
Concessão demo-tucana:
Dutra (Rio-São Paulo)
402 km = R$30,60 - 7,60 por 100km
Concessão do governo Lula:
Régis Bittencourt (São Paulo-Curitiba)
401 km = R$8,16 - 2.01 por 100km
Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte)
562 km = R$7,92 - 1,40 por 100km
A via Dutra (Rio-São Paulo), o melhor negócio do Brasil para as concessionárias, por ter o maior movimento, é mais curta do que a Fernão Dias (São Paulo - BH), e está com um pedágio muito mais alto, devido às concessões da época demo-tucana.
O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), deveria fazer o mesmo nas concessões estaduais. Os paulistas estão pedindo por pedágios menos extorsivos.
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