Pages

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Guerra de audiência entre Globo e Record causou demissão


A guerra de audiência entre Globo e Record saiu da TV e ganhou as páginas de jornais, revistas e sites de comunicação. Segundo o site Comunique-se, o jornalista Alisson Ávila teria sido demitido do jornal Meio & Mensagem, especializado em mídia, por pressão da Globo

Ele teria discordado de ordem da chefia para mudar enfoque de reportagem que mostrava queda de espectadores da emissora. A matéria, publicada na edição desta semana da revista Carta Capital, mostra o avanço da Rede Record.

Segundo os dados do Ibope na Grande São Paulo, a Globo sofreu queda de audiência de 9,5% no chamado horário nobre (das 18h à 1h), na comparação de janeiro a agosto de 2006 com o mesmo período de 2007. Em nível nacional, a perda foi de 7%. Já a Record avançou 23% na Grande São Paulo e 22,5% no total nacional.

Ao site Comunique-se, o Meio & Mensagem também enviou nota negando. Em entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim, em seu blog Conversa Afiada, Alisson Ávila confirmou ter havido "uma diferença editorial dentro do ambiente de redação".

Na Carta Capital, a informação foi de que Alisson Ávila fez trabalho autônomo (free-lance) para a revista, porque o jornal onde ele trabalhava antes se recusou a publicar a matéria--Colosso. Não mais impávido..

Convidado a não trabalhar

A intenção inicial da matéria que seria publicada no Meio & Mensagem, segundo o jornalista Alisson Ávila revelou a Paulo Henrique Amorim, era mostrar queda da participação da TV aberta no mercado. Durante a apuração, Ávila teria descoberto que a tese não se sustentava. O enfoque passou a ser, então, a queda na participação da Globo.

A partir daí, porém, segundo afirmou Ávila a Paulo Henrique Amorim, o Meio & Mensagem teria recusado a reportagem. "Decidi que seria melhor eu não aceitar aquela decisão. No momento em que não aceitei, fui convidado a não trabalhar mais onde eu trabalhava", disse Ávila a Amorim.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração