Premiê sueco Fredrik Reinfeldt fechou acordo com Lula
No primeiro dia da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à capital sueca, nesta terça-feira, a Suécia anunciou que vai eliminar a sobretaxa nacional imposta ao etanol brasileiro no país como forma de pressionar a União Européia e os demais paises a adotarem tarifa zero para o álcool.
A decisão foi anunciada pelo primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, em entrevista conjunta com Lula após a assinatura de um memorando de entendimento entre Brasil e Suécia na área de biocombustíveis.
Assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e pela vice-primeira-ministra sueca, Maud Olofsson, o acordo estabelece a cooperação entre os dois países para o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de um mercado internacional para biocombustíveis.
Segundo Reinfeldt, a sobretaxa sueca vai ser derrubada até primeiro de janeiro de 2009 – e vai representar uma queda de cinco a dez ores (centavos de coroa sueca) por litro nos preços do etanol brasileiro na Suécia.
"A intenção é fazer pressão sobre outros países para que eles nos sigam, porque pensamos que esta é a melhor forma de agir a favor do etanol", destacou Reinfeldt.
(Da BBC Brasil)
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração