Pages

sábado, 29 de setembro de 2007

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Desde 2004 o governo Lula instituiu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e sua quarta edição se dá por todo o país entre os dias 1 e 7 de outubro de 2007.

A intenção é distribuir mudas de conhecimento, plantar sementes de criatividade e explorar a curiosidade das crianças e jovens para estimular o interesse para a ciência e para a tecnologia.

Isso com muitas atividades diferentes, como experimentos, filmes, exposições, palestras, oficinas, visitas a laboratórios, jogos, teatro e música, e misturando ritmos, computadores, máquinas e cores.

Porquê o Brasil tem bons jogadores e jogadoras de futebol, de vôlei e de basquete? Porque são esportes muito divulgados e praticados nas escolas, nos clubes, nos campinhos nos terrenos baldios e quadras de bairros. As crianças com talento para esportes descobrem sua vocação ali, e alguns despontam seguindo carreira.

O mesmo acontece com crianças e jovens quando tem contato com a ciência, em feiras e mostras. Aqueles que tem vocação, ao tomarem contato, descobrem um mundo novo e mágico ali, e muitos deles vão trilhar o caminho do estudo e trabalhar com ciência e tecnologia, encontrando soluções para os desafios do mundo futuro, resolvendo os problemas das questões climáticas, ambientais, das curas das doenças, das soluções de moradia, de nutrição, da descoberta de novos remédios, e muito mais.

As experiências científicas são lúdicas para crianças como brinquedo e como truques de mágica, que a criança quer saber como se faz e como funciona, despertando a curiosidade científica para explicar os fenômenos da natureza.
Experimentos vendo o mundo microscópico, não visto a olho nu, ou a observação astronômica dos corpos celestes por lunetas e telescópios, ou experimentos com eletricidade, magnetismo, cores, alavancas, roldanas, bússolas, engrenagens, misturas químicas, etc.

A cada ano cresce a adesão de escola e instituições de pesquisa. Em 2006, foram realizadas 8.654 atividades, em quase 400 cidades, envolvendo 1.014 instituições de ensino e pesquisa, ONGs, empresas, escolas, órgãos de governo, grupos de pesquisa, secretarias estaduais e municipais etc.

Em várias cidades as atividades se espalharam por locais públicos, como praças. Uma tenda da ciência significa um convite à curiosidade, com jovens e adultos perguntando, observando, experimentando, questionando, trocando idéias, aprendendo e se divertindo. Esta é uma forma possível e interessante de aproximar a ciência do público, particularmente dos jovens.

Em Brasília, a Agência Espacial Brasileira vai montar uma réplica do foguete VSB-30, de 12 metros de altura, igual ao que foi lançado de Alcântara (MA) em julho.

Na página do Ministério da Ciência e Tecnologia tem a página da Semana com os eventos em cada cidade - http://semanact.mct.gov.br

Procure uma feira ou mostra de ciência perto de você, e leve as crianças de todas as idades, seja de 5, 50 ou 100 anos.

(Mesmo diante dessas iniciativas inequívocas e oficiais, inclusive com o pró-Uni, a expansão universitária e de escolas técnicas, o imprensalão ainda propaga a versão maldosa e preconceituosa de que o presidente Lula não incentiva os brasileiros ao estudo, quando ele apenas busca a inclusão social para aqueles que não tiveram oportunidade de estudar).

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração