A política de saúde dos Demos, cada vez mais sucateia a saúde pública. Isso é bem visível na prefeitura de São Paulo de Gilberto Kassab.
Ele faz AMA's (espécie de posto de saúde), com prédios bonitinhos, mas que só prestam atendimentos simples. A parte difícil e cara que são manter em condições de serviços profissionais de saúde qualificados especializados é abandonada.
E a mídia mostra a crise nos hospitais de Pernambuco, de Alagoas (sempre sem citar que o governador é tucano), mas esconde os hospitais da prefeitura de São Paulo. A Globo chegou a mostrar problemas no atendimento de hospitais da rede estadual do Rio de Janeiro, mas escondeu dos hospitais municipais, onde a crise é muito maior, o que leva muitos enfermos a sobrecarregar a rede estadual e federal. Mas a Globo escondeu porque o prefeito do Rio é Cesar Maia, dos demos, um protegido da mídia.
Em São Paulo o Hospital Municipal do Campo Limpo está pedindo socorro. Eles criaram até o Movimento Popular SOS HOSPITAL DO CAMPO LIMPO, junto com o Conselho Gestor e o Fórum de Saúde. Criaram até um blog próprio para buscar apoio público e contar as argúrias que estão passando ( http://soshospitaldocampolimpo.blogspot.com ).
Vou publicar a carta dos moradores de Campo Limpo e M´Boi Mirim (bairros da capital paulista), que resume a situação:
Para: Secretaria Municipal de Saúde - PMSP
Nós, moradores de Campo Limpo e M´Boi Mirim, estamos indignados(as) com o atendimento a saúde no Hospital do Campo Limpo e na região. No Hospital do Campo Limpo a situação é grave. O Hospital está superlotado e com deficiência cada vez maior de funcionários, o que coloca em risco a vida dos pacientes, e chega ao cúmulo de não ter médico, e as pessoas ficarem sem socorro. O Pronto Socorro foi reformado mas falta o fundamental. Médicos clínicos, ortopedistas, neuros, e outros funcionários para atender a população. Pacientes andam pelos corredores do Pronto Socorra, a procura de alguém que os atenda. O Hospital Albert Einstein tomou conta do 4º andar do hospital, e recebe dinheiro da prefeitura para um sistema de triagem que nem medica o paciente, e os encaminha para o Pronto Socorro, aumentando o tempo de espera. A maternidade foi reformada, mas cadê o atendimento? Nossas mães estão sendo transferidas para São Roque, São Mateus, correndo risco de vida. Recentemente uma jovem de 20 anos morreu no hospital ao dar a luz, e até agora nenhuma explicação. Um bebê saiu com a clavícula quebrada e só foi atendido depois da intervenção do fórum de saúde. O centro cirúrgico está sem ar condicionado, e a máquina de esterilização está quebrada. Até os elevadores ficaram sem funcionar, chegando ao ponto de levarem pacientes, roupa suja, comida, tudo num só elevador. Sem condições de trabalho muitos trabalhadores pedem a conta, só neste mês foram 35 [pedidos de demissões] , agravando a situação. Há plantões na UTI com só 2 auxiliares de enfermagem para 20 leitos. O comitê de anemia falciforme investiga a morte de 2 jovens no hospital. A direção da autarquia pressiona os trabalhadores, e impede qualquer crítica, com remanejamentos, suspensões e demissão. O conselho gestor foi intimidado. Constatamos o desmonte das UBSs e PSF. Faltam médicos, remédios, agentes de saúde. A demanda por especialidades chega a 2 anos. As AMAs não resolvem o problema. Só atendem casos leves, como dor de garganta e torcicolo, os outros casos mandam para o hospital. Como as AMAs são de terceiros, elas só atendem uma cota de pessoas por dia. As AMAs estão servindo como vitrine do prefeito enquanto o resto da rede de Saúde está sendo abandonada. Esta administração está entregando a Saúde Pública para os tubarões. Eles agora usam esta situação como desculpa para terceirizar a saúde para Organizações Privadas, que eles chamam de “Sociais” (OS), sem nenhum controle social. A população que lutou pelo Hospital de Campo Limpo, de M´Boi Mirim, pelos Postos de Saúde em cada bairro, não aceita este descaso. Convidamos a todos(as) para que assinem e divulguem o ABAIXO ASSINADO do movimento.
Quem quiser assinar o abaixo assinado em apoio ao Hospital do Campo Limpo é só clicar no link abaixo:
CLIQUE AQUI PARA ASSINAR
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração