
A campanha "A Vale é Nossa", que debate a anulação do leilão da empresa, esclarece como se deu o processo de privatização, desde a sua venda através de uma operação controversa realizada com financiamento subsidiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que desrespeitou trâmites de processos judiciais, até o valor irrisório do leilão, que sub-avaliou em 28 vezes o valor real da empresa. (Veja documentos)
A campanha também traz outros debates sobre temas interligados com a privatização, como a questão das dívidas externa e interna e a reforma da previdência. Um vídeo com o histórico da empresa, depoimentos de juristas, funcionários e outras personalidades e matérias jornalísticas está disponível no site youtube, através do link: http://www.youtube.com/watch?v=LM6oph1muCI
A Companhia Vale do Rio Doce foi vendida através de leilão, em 1997, durante governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, por 3,1 bilhões de reais (cerca de 1,44 bilhão de dólares). Porém o seu valor era estimado, em 40 bilhões de reais (18,6 bilhões de dólares), de acordo com estudiosos(Veja aqui). O lucro da Vale no 1º ano de funcionamento pós-privatização foi de quase 10 bilhões de reais (4,65 bilhões de dólares).
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração