De janeiro a maio, as empresas abriram 913,8 mil vagas com carteira assinada
Favorecidas pelo ritmo mais intenso de crescimento da economia, as empresas brasileiras abriram 913,8 mil vagas com carteira assinada de janeiro a maio deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).O resultado, recorde na série histórica iniciada em 1991, significou um aumento de 18,8% na comparação com os postos de trabalho criados no mercado formal em igual período do ano passado. Somente em maio deste ano, o Caged registrou um acréscimo de 212,2 mil vagas na economia, um número 6,3% superior ao verificado no mesmo mês do ano passado.O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, aposta que 2007 terá 'o maior número de criação de empregos formais da história do Caged'.Para isso, o dado terá de superar o ano 2004, quando 1,5 milhão de vagas foram abertas no mercado de trabalho. No período de 12 meses encerrados no mês de maio, o Caged acumula um saldo de 1,374 milhão de novos empregos.
Todos os setores da economia, em maio, apresentaram expansão nas contratações com carteira assinada. E todas as regiões do País contrataram mais pessoal do que demitiram. O setor agropecuário, em maio, abriu 80,3 mil vagas,por causa do crescimento expressivo na atividade de plantação de cana-de-açúcar, o Ministério do Trabalho anunciou que em julho intensificará a fiscalização para coibir o trabalho em condições degradantes nesse segmento. De janeiro a maio, a agropecuária criou 172,1 mil postos.
Indústria e Serviços
A indústria foi responsável pela abertura de 57,5 mil novas vagas em maio, superando em 18% o resultado do mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, já são 271,7 mil empregos a mais.No setor de serviços, foram criados 39,5 mil novos postos formais de trabalho, com destaque para os serviços de comércio, administração de imóveis, transportes e comunicações. Mas em maio do ano passado o setor havia empregado mais: 52,3 mil pessoas. Na construção civil, foram abertos 13,7 mil postos, menos que os 16,2 mil de maio de 2006.O Caged é um cadastro mensal em que são registradas todas as demissões e as contratações realizadas pelas empresas privadas. Ficam fora da estatística o setor público e os empregados domésticos.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração