Pages

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Fé e política


Vinte e três arcebispos e bispos da regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão distribuindo, desde a semana, uma Mensagem aos políticos em que recomendam, entre outras iniciativas, a revisão dos salários.A mensagem aborda ainda vários assuntos indigestos para os parlamentares e tem o objetivo de manifestar as "apreensões, preocupações e expectativas" dos bispos em relação à política.Os religiosos começam a lista de apreensões criticando o troca-troca partidário.

- A fidelidade partidária parece ceder lugar ao aluguel de siglas e às fáceis mudanças de partidos em vista de conjunturais acomodações políticas - exemplificam os bispos. - O troca-troca de partidos suscita a desconfiança e induz à superficialidade dos compromissos.

O alto custo das campanhas políticas também é criticado:

- Após eleitos, quais as obrigações de reciprocidade para com aqueles que apoiaram suas campanhas com vultosos recursos financeiros? Um dos signatários do documento é o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz. Em dezembro, o arcebispo ganhou notoriedade ao aproveitar a missa de fim de ano do Congresso para criticar o reajuste de 91% no salário dos parlamentares.

- Como aceitar que um parlamentar brasileiro receba mais de R$ 800 por dia, quando uma boa parte das pessoas que representa é obrigada a viver com R$ 12 por dia? - questionou na oportunidade dom João Braz de Aviz.O valor do salário dos parlamentares foi abordado agora no documento com uma espécie de recomendação.

- Um gesto exemplar para o início de vossos mandatos seria rever os valores dos próprios salários e o que custais financeiramente para a sociedade - insistem os bispos do Brasil.Outro ponto abordado pelo documento é a relação entre política e religião. Embora não façam menção direta a nenhuma corrente religiosa, os bispos criticam o uso de cargos como forma de instrumentalizar igrejas.A Mensagem aos políticos aborda também um tema delicado no Congresso: a corrupção, apontada como principal causa da pobreza e do subdesenvolvimento.

- A ética na política é a suprema expectativa para os mandatos que se iniciam. Os escândalos de corrupção causaram profunda descrença da sociedade brasileira na política e nos políticos..

Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração