Pages

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

E agora tucano Marco Aurélio de Mello?


O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, negou que saiba o motivo das falhas detectadas pelo técnico Clóvis Torres Fernandes, professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), que apontou irregularidades em 35% das urnas eletrônicas na eleição do ano passado .. O laudo técnico foi elaborado a pedido do deputado João Lyra (PTB). “É preciso que se pergunte ao TSE. Se houve falha técnica, o problema não é comigo. Não houve fraude”, disse o governador eleito Teotônio Vilela Filho.

De acordo com a auditoria feita pelo especialista do ITA, entre outras irregularidades, mais de um terço das 5.166 urnas de Alagoas apresentaram perda de integridade nos logs — espécie de relatório de atividades da urna —, por causa do mau funcionamento de programas. Para ele, isso poderia pôr em xeque o resultado da votação e a apuração nessas urnas.

OTribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem a ocorrência de uma falha em um lote de urnas eletrônicas utilizadas durante as últimas eleições para governador de Alagoas. O problema, no entanto, não teria influenciado o resultado final. O TSE vai contratar a Unicamp(comandada por tucanos) para que elabore um estudo com o objetivo de comprovar a segurança do sistema de votação eletrônico brasileiro.

Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração