Os três candidatos à presidência da Câmara concordaram ontem em participar de um debate na próxima segunda-feira (29), no auditório da TV Câmara, em Brasília. O debate será transmitido ao vivo pela TV Câmara e pela Rádio Câmara. As assessorias dos candidatos Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR) concordaram com as regras propostas pela TV Câmara. O debate terá cerca de 2 horas e meia de duração e será dividido em quatro blocos.
Os candidatos vão responder a perguntas dos jornalistas dos veículos da Câmara e de jornalistas que cobrem a Casa. Além disso, vão debater entre si e vão responder perguntas feitas pelo cidadão comum - que já tem à disposição canais de interação com a Câmara dos Deputados pela internet e pelo telefone. O debate será mediado pela jornalista Cláudia Brasil, da TV Câmara, e contará com a presença de um árbitro a ser indicado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O convidado vai atuar como juiz na análise de pedidos de resposta, caso algum candidato se sinta ofendido por comentários feitos pelos adversários.
As regras levaram em conta os seguintes fatores: igualdade de condições e de tempo para todos os candidatos; adoção de critérios objetivos para a formulação de perguntas; garantia de isenção na condução do debate; transparência nas regras e a criação de uma instância externa para a resolução de impasses. Como garantia de isenção, os seis jornalistas que vão fazer perguntas aos candidatos serão selecionados pelo Comitê de Imprensa da Câmara - que vai escolher entre os profissionais credenciados na Casa. Os jornalistas terão direito a réplica.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração