Pages

domingo, 12 de novembro de 2006

Presidente se encontra com Chávez


O Presidente Lula inicia hoje, na Venezuela de Hugo Chávez, a primeira visita oficial ao exterior desde sua reeleição, há duas semanas. Agendada bem antes do segundo turno da eleição, essa escolha do Palácio do Planalto levou em conta as chances elevadas de Lula na campanha eleitoral e o sinal oportuno que emitiria sobre a preservação da atual política externa no segundo mandato.

O governo Lula, entre 2007 e 2010, deverá aprofundar as relações do Brasil com a Venezuela com o duplo objetivo de “tourear” ações intempestivas de Chávez na América do Sul e de responder aos interesses da Petrobras e de construtoras e exportadores brasileiros no país vizinho, sustentam fontes da diplomacia brasileira.

O Presidente desembarcararia na noite de ontem em Ciudad Guayana, na Venezuela, onde se encontrará com um Chávez dividido entre a Presidência de seu país e a corrida pela sua reeleição em 3 de dezembro, na qual mantém confortável dianteira. Ambos já haviam se encontrado nessa mesma cidade em 2004, quando sobrevoaram o trecho do Rio Orenoco onde ainda viria a ser erguida ponte rodoferroviária pela construtora Odebrecht, com crédito do Programa de Financiamento às Exportações (Proex). Amanhã, os presidentes pretendem inaugurar a ponte.

Os momentos mais interessantes do encontro, porém, estarão nas conversas privadas entre os velhos companheiros Lula e Chávez. O brasileiro tentará acabar com os ruídos no diálogo com o presidente, gerados especialmente pela interferência da Venezuela no processo de nacionalização do setor de gás de petróleo na Bolívia e pelas suas intromissões nas disputas eleitorais no Peru, México e Nicarágua. Moderar Chávez sempre foi atribuição de Lula e seguirá assim no seu segundo mandato.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração