Pages

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

A cidade em que (quase) todos votaram em Lula


Cidade: A pequena Bacurituba, no Maranhão,endeusa Lula, a quem chama de "Papai", com 94,67% dos votos válidos

Escola pública Galdina Serrão, a maior das cinco seções eleitorais de Bacurituba, marca 7h41 de domingo 29. Em todo o País, as pessoas se preparam para definir o segundo turno entre o tucano Geraldo Alckmin e Luiz Inácio Lula da Silva. Mas nesta cidade de 5,1 mil habitantes e 3,9 mil eleitores da Baixada Maranhense, a situação é diferente: em 19 minutos terá início um ato explícito e coletivo de reverência a um mito. “Se eu tivesse 20 votos ia tudinho pra Papai Lula”, diz João de Deus Carvalho, 50 anos ”.

O primeiro voto: João de Deus gostaria de ver Lula por muito tempo na presidência. “Podia deixá ele lá até cansá” “O homem é um santo, o salvador dos pobres. Podia deixá ele lá até cansá”, completa. Na ponta da fila, João de Deus é o primeiro da cidade a votar. Está aberto o culto. Até o final do dia, Papai Lula teria mais 2.424 votos e somaria impressionantes 94,67% dos votos válidos (no primeiro turno foram 92,33%). Alckmin foi forçado a se contentar com 137 votos, ou 5,33% dos válidos. Um apoio vindo do fiapo de classe média baixa e de remediados locais que não consegue pronunciar o seu sobrenome e se refere a ele como “o outro”. Bacurituba é a síntese da consagração de Lula nas urnas das cidades do Nordeste e do Norte.

Lula foi colocado em um ponto intermediário entre o humano e o sagrado, a idolatria, nesta parte do País, atravessa classes sociais, interesses, apelos, faixas de instrução. Simone Soares, 19 anos, segundo grau completo, passeia na praça central que abriga a igreja. “Lula admite seus defeitos usando a linguagem do povo. Isso faz a turma confiar nele e pensar que deve protegê-lo”, diz ela.

Felix Barros, 43 anos diz: Quem diz que ele rouba tem inveja do carinho que o povo dá a ele”, e o aposentado Emiliano Barros, 77 anos, esbanjam alegria. “Desde o começo eu queria ver esse lutador na Presidência. Me sinto lá com ele”.

O prefeito José Sisto Ribeiro (PL) se comove ao falar de Lula diz que o Presidente é um homem lutador e que torceu muito por ele desde o início”O prefeito José Sisto Ribeiro (PL) e seu vice José Aldo (PFL), pediram votos para Jackson Lago (PDT), que venceu Roseana Sarney (PFL). “O pessoal dizia: a gente vai com o senhor no Estado, mas para presidente é Papai Lula”, conta.

Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração