Lula parou no final da tarde de ontem o centro do Rio — primeiro a Avenida Rio Branco, num desfile no alto de um carro de som, terminando com um comício para 30 mil pessoas na Cinelândia — para, debaixo de chuva e ao lado do presidente da União Nacional dos Estudantes (Une), Gustavo Peta, pedir à juventude que tome ruas e praças do país para garantir sua reeleição no próximo dia 29 de outubro.
Em tom de desafio, e arrancando urros, gritos e muitos aplausos do público, Lula comemorou no palanque os novos números para o segundo turno, que o colocam com 60% dos votos válidos ,e disse que se seu adversário, o tucano Geraldo Alckmin (PSDB), continuar agressivo, vai levar no próximo debate (amanhã, no SBT) o pugilista (recém-aposentado) Acelino Popó Freitas. “No próximo debate, se alguém quiser brigar, eu vou levar o Popó comigo que é para me ajudar a enfrentar a barra”, brincou Lula, que acabara de receber o apoio do ex-campeão mundial. Popó, de camisa vermelha, sorriu e levantou os punhos. “Pelo amor de Deus, não fiquem muito entusiasmados pela pesquisa. Ainda temos duas semanas de eleição”, pediu o presidente.
No discurso Lula comparou os tuacnos a uma “fábrica de demolição”. “Os tucanos que não digam que a gente faz terrorismo. Eu não estou inventando. A história deles no Brasil é uma história predadora. Eles só sabem vender, não sabem construir”, apontou Lula, para depois, com a voz chorosa, imitar Alckmin, que prometeu vender o Aerolula — o avião presidencial — para construir cinco hospitais. “Até o avião ele quer privatizar”, emendou Lula no palanque, ao lado da mulher, Marisa, e do candidato ao governo do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), A Velha Guarda da Portela - ao lado dos baluartes do Salgueiro e da Mangueira, Beth Carvalho, Moacyr Luz e Nelson Sargento, Wagner Tiso, Otto, Marcos Winter, Ana Maria Rangel, do PRP,Zeca Pagodinho, sambista Alcione , Cabral e o atual vice-governador, Luiz Paulo Conde e o dramaturgo Augusto Boal. O mestre-de-cerimônias Antonio Grassi, presidente da Funarte, leu mensagens de ausentes e listou centenas de convidados presentes. Entre eles, novatos na política, como o prefeito de Nilópolis, Farid Abraão David (presidente da Beija-Flor ), o deputado federal Simão Sessim (PP) e Ozias Mocotó (PMDB),Manuela D´Ávila, deputada federal eleita pelo PCdoB do Rio Grande do Sul e o prefeito de São João de Meriti. Camila Pitanga e Paulo Betti, porém, não compareceram. Mandaram mensagens de apoio . Muitos jovens, que estiveram no comício de Lula, à tarde, na Cinelândia, ostentavam adesivos brancos com a inscrição "Fora Alckmin e Garotinho". A casa de shows canecão estava lotada.
“Quero agradecer a toda a juventude que organizou esta passeata. Ainda temos muito por fazer. Mas em nenhum momento da história deste país um presidente da República teve a relação institucional e política que eu tenho com os estudantes”, disse Lula ao final do discurso.
Helena
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração