A Polícia Federal continua sem elementos para incriminar os suspeitos de envolvimento na operação.Na tentativa de acelerar a apuração do caso, desde o final da semana passada, a PF vasculha listas de clientes de 30 corretoras, casas de câmbio e agências de turismo instaladas em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, segundo um dos delegados que participa da apuração do caso, sob a condição do anonimato.
"A identificação desses compradores de dólares é essencial para a conclusão do inquérito", disse a fonte. Desde o início da apuração, a PF descobriu que 110 mil dólares do montante apreendido com Gedimar e Valdebran foram trazidos ao Brasil por meio do Banco Sofisa, que adquiriu dois lotes de dólares junto a uma instituição financeira dos Estados Unidos, entre os dias 17 e 30 de agosto .
A partir daí, os recursos foram revendidos para cerca de 20 pessoas jurídicas e físicas, conforme informou o próprio Sofisa à PF. Esse grupo de instituições e pessoas teriam renegociado a moeda para esses 30 estabelecimentos, que estão sendo investigados na apuração.As análises sobre os clientes dessas instituições até agora não revelaram nenhum indício que contribua para um avanço efetivo da apuração.
SEM CULPA
Sem identificar a origem dos recursos, a PF permanece sem elementos para incriminar os suspeitos. Até agora, segundo informações do órgão, apenas Gedimar foi indiciado por crime de supressão de documentos.Já os demais supostos envolvidos na negociação dos documentos -- Valdebran, Jorge Lorenzetti e Osvaldo Bargas; e Expedito Veloso -- continuam "limpos", conforme a fonte, sem a possibilidade de que lhes seja imputada qualquer culpa.A PF já encontrou elementos que indicam que Lacerda teria levado os cerca de 1,7 milhão de reais até Gedimar e Valdebran. Apesar disso, são poucas as possibilidades de incriminá-lo."Nenhum deles está disposto a colaborar com a apuração", reclama o delegado.
Para você entender como Geraldo Alckmin e PSDB envolveram o PT no caso dossiê leia a matéria completa da Revista Carta Capital de 18 de outubro de 2006 aqui no Blog Portal Mídia Petista
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração