Sabem da última? Talvez não saibam. Ou então tenham, por última, aquela que talvez seja a penúltima. Confuso, né? Mas é o seguinte…
O Datafolha realizou pesquisa para apurar as intenções de voto a Presidente da República. Essa pesquisa foi logo divulgada. O Ibope, a pedido do Estadão, também realizou tal levantamento. Mas só foi divulgado Sexta-Feira (na Internet, está desde ontem), por conta da edição dominical do periódico.
Muitos ‘analistas’ (ah, esses analistas…) tratam a pesquisa do Ibope como sendo a última, porque de fato foi a última a ser DIVULGADA. Mas adivinhem o que aconteceu?
O Ibope foi a campo de 20 a 22 de setembro, e ouviu 2002 eleitores em 141 municípios. O Datafolha foi a campo somente no dia 22, e ouviu 4319 eleitores em 210 municípios.
Além de mais abrangente e e mais recente, a pesquisa do Datafolha foi divulgada ANTES. Mas obviamente seus números não refletem um quadro anterior àquele demonstrado pelo Ibope, que apenas divulgou depois, mas foi a campo antes.
Claro, pesquisas podem sempre dar errado. Não temos dúvidas. Mas é curioso como elas vêm sendo aplaudidas exatamente por aquele povinho que, até ontem, desprezava tais levantamentos.
De todo modo, usando ou não para fins eleitorais, é bom ter um pouco de justiça com os números e com a lógica. A pesquisa do Datafolha é mais recente e muito mais abrangente (ouviu mais do que o dobro de eleitores em bem mais municípios
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração