Pages

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Apesar da crise no Estado, tucano não aborda segurança em programas na TV


Inacreditável: Esse texto está na Folha de São Paulo de hoje. Apenas para assinante ler. Link para a Folha aqui

No ano em que o Estado de São Paulo viveu uma crise de segurança em que o crime organizado matou mais de 50 pessoas de maio a julho, o candidato ao governo José Serra (PSDB) não dedicou nenhum dos 38 programas na TV para detalhar propostas para a área. Apesar de listar a segurança entre as suas quatro "prioridades fundamentais" na propaganda de estréia, em 16 de agosto, o assunto sumiu ao longo do horário eleitoral. Ontem, no último dia de propaganda, apenas afirmou que irá "endurecer contra quem é do mal".

A estratégia do ex-prefeito de não mostrar propostas para essa área na TV foi atacada pelo petista Aloizio Mercadante, que desde a primeira semana explorou o tema para criticar os 12 anos de gestão do PSDB. Anteontem, no debate realizado na Rede Globo, o senador novamente questionou: "Qual a razão de você, Serra, não tratar de segurança pública durante a campanha e também na TV?". Serra respondeu: "Tratei do tema sim, inclusive aqui na Globo. Crime organizado é inimigo público número um do Estado. Tem muito a fazer ainda, e o governador de São Paulo tem de ser capitão para combater essa questão". O Serra, porém, não deu à segurança a mesma atenção que dedicou a educação, saúde, transporte e emprego, que mereceram programas quase inteiros para apresentar propostas de cada área.

"Prioridades"

Na estréia do horário eleitoral para candidatos a governador, Serra afirmou que suas "prioridades fundamentais" eram, nessa ordem, "saúde, educação, segurança e emprego". "Durante esses nossos encontros eu vou detalhar as propostas que tenho para cada uma dessas áreas", afirmou no dia 16 de agosto.

Nos dias seguintes, não mostrou como pretende atuar na segurança. Ontem à noite, resumiu o que apresentou durante os mais de 40 dias de campanha televisiva. Falou em educação ("duas professoras na primeira série"), saúde ("mutirões da saúde"), transporte ("obras do metrô"). Sobre segurança, apenas: "Eu vou trabalhar duro desde o primeiro dia para endurecer contra quem é do mal. E vou pegar pesado".
Mercadante, por outro lado, martelou desde a primeira semana de propaganda na TV que sua principal proposta para combater o crime no Estado é a criação de uma "força-tarefa", unindo a Polícia Federal às policias paulistas.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração