Pages

quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Reajuste salarial é o melhor dos últimos dez anos


A pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos) aferindo o melhor nível de reajuste salarial no primeiro semestre em 10 anos deve trazer mais dividendos à campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os dados do Dieese mostram que os reajustes concedidos no primeiro semestre foram os melhores desde 1996. Das 271 negociações pesquisadas, 82 por cento obtiveram reajuste superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos 12 meses anteriores à data-base. Outros 14 por cento tiveram reajustes iguais ou maiores que à inflação.

Para o professor de Ciência Política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Emir Sader, o movimento constatado pelo Dieese já teve efeito sobre a população. "Na verdade, quem é beneficiário já sente isso no bolso. Mas essa informação dos reajustes acima da inflação ajuda a entender porque o Lula tem votos entre os mais pobres", afirmou o acadêmico.

Isso toca no que ele considera o ponto mais forte de Lula e mais fraco de Alckmin. "O (ex-presidente) Fernando Henrique Cardoso não saiu do governo como corrupto, como poderia, mas saiu como representante dos ricos. Isso diferencia o Lula de FHC e se estende para o Alckmin", explicou. Para o professor, o candidato do PSDB ainda não apresentou uma proposta consistente sobre a questão salarial.


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração