Pages

sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Para Lula, iniciativa de convocar Constituinte tem de ser da sociedade

"Precisamos de uma reforma política profunda. Agora, não sei se as pessoas que estão legislando em causa própria podem fazer a reforma que a sociedade precisa" (Lula)

"Não precisa ser do Poder Executivo. Eu já tenho muita coisa para fazer. Pode ser do Congresso Nacional, pode ser dos partidos políticos, pode ser da sociedade", afirmou Lula durante uma visita às obras das plataformas da Petrobras P-51 e P-52 no estaleiro Brasfels. Para a nova Constituinte ser viabilizada, seria necessário que o próprio Congresso Nacional recebesse uma proposta de emenda constitucional com o pedido da convocação.

A idéia da Constituinte formada por pessoas que não serão eleitas para o Congresso neste ano, classificada por Lula como "genial" a diferentemente do que vem notíciando os jornais, a idéia não é do Presidente Lula. A idéia partiu de juristas ligados à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Apesar de duvidar de capacidade do Congresso para fazer a reforma política, o presidente da República afirmou manter uma relação de respeito com a instituição, uma vez que "cada cidadão que está lá foi eleito democraticamente pelo povo brasileiro".

Para o presidente, o mais importante é que a reforma resulte no fortalecimento das estruturas partidárias e do Congresso, contemplando questões como o financiamento de campanhas eleitorais e o comportamento dos partidos políticos.


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração