Se dependesse dos jornalista para Lula ganhar a eleição, já teria perdido faz tempo. Isso é o que indica uma pesquisa feita pelo Instituto Franceschini de Análises de Mercado, que realizou 407 entrevistas (leia texto por aqui). Os resultados são os seguintes: Alckmin - 31,7%; Lula - 20,6%; Heloísa Helena - 16,2%; Cristovam Buarque - 3,2%; Indecisos - 15,2%; Brancos e Nulos - 13%.
Como visto, os números estão distantes daqueles percebidos nas pesquisas. Mas nem tanto. O universo de pesquisa não é o mesmo daquele dos institutos que colhem a opinião do eleitorado em geral. Como visto, são 407 jornalistas. E esse grupo, seguramente, faz parte daquela camada que já consta de todas as pesquisas.
Essa camada, como os próprios institutos mostram, votam mais ou menos assim. Não há nenhuma disparidade, portanto, em relação às outras pesquisas. É preciso apenas situar o universo de entrevistados nas camadas sociais adequadas.
Claro que esse pequeno grupo de jornalistas talvez não sirva para representar toda a imprensa brasileira. Mas como não há qualquer outra pesquisa disponível, analisando exclusivamente essa categoria, ficamos com esses números.
E não sei se há alguma novidade nisso
Helena
1 Comentários:
Segundo li aqui no Blog, entre os que têm até a 4ª série o Lula vence. Entre os que recebem até um salário mínimo o Lula também vence. Entre os evangélicos, o Lula também vence. Entre os amigos e amigas da VERA LOYOLA e de sua cadelinha, o Lula também vence...
Agora entre os jornalistas o Lula não vence. E daí? Não pode haver opinião contrária?
Veja só:
Alckmin - 31,7%; Lula - 20,6%; Heloísa Helena - 16,2%; Cristovam Buarque - 3,2%; Indecisos - 15,2%; Brancos e Nulos - 13%.
Não são todos contra o Lula. Há 20% a favor do Lula... Normal!
O voto é livre, vivemos numa democracia, cada um pode ter a opinião que quiser, e nem todos os jornalistas trabalham na Carta Capital (apenas um exemplo, ok?).
Resumindo e concluindo, para vocês, se for a favor do Lula é grande jornalista, se for contra é marron.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração