Pages

sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Concursos à vista


O ministério do planejamento assumiu o compromisso de abrir concurso para contratar ao menos 33.125 servidores públicos até 2010. Esse é o número estimado de funcionários necessários para substituir trabalhadores contratados por meio de empresas privadas na Esplanada dos ministérios de forma irregular.Todos esses contratados irregularmente vem do ano de 1.998, ano de FHC na presidência.
O compromisso foi aprovado em sessão do TCU (Tribunal de Contas da União), que havia determinado a substituição dos trabalhadores de postos terceirizados. No ministério do Desenvolvimento Social há o maior percentual de funcionários contratados por meio de empresas: os gastos superam quatro vezes as despesas com pessoal próprio. Segundo dados do TCU, os gastos com pessoal terceirizado também representavam mais do que o dobro das despesas com pessoal próprio nos ministérios do Turismo, do Esporte e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

O uso de pessoal terceirizado na máquina pública é um tema que há muito mobiliza governo, sociedade e órgãos fiscalizadores. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, uma forma de contratação indireta gerou polêmica, e agora será regulamentada. Profissionais admitidos na época FHC, via organismos internacionais trabalhavam como servidores públicos por vários anos no lugar de concursados. Para resolver esse drama, o Estado criou o processo de seleção simplificado e hoje os funcionários sabem exatamente quando deixarão o serviço público.


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração