Pages

sexta-feira, 30 de junho de 2006

Os tucanos estão comemorando o que? Lula ganha no 1º turno


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganharia no primeiro turno se a eleição fosse hoje apesar de o ex-governador de São Paulo e candidato ao Planalto Geraldo Alckmin (PSDB-SP) estar ganhando espaço. Pela última pesquisa Datafolha, realizada entre ontem e anteontem, o concorrente tucano conseguiu 29% das intenções de voto, 7 pontos a mais em relação à marca registrada no levantamento de maio. Lula passou de 45% para 46%. Excluindo brancos e nulos, o presidente ficou com 54% dos votos válidos e Alckmin, 35%.

Em um eventual segundo turno, Lula obteria 51% da preferência do eleitorado e o ex-governador paulista, 40%. Na sondagem de maio, esses percentuais eram 52% e 35%, respectivamente. O Datafolha lembrou que a pesquisa feita em 28 e 29 de junho foi a primeira realizada depois da escolha formal dos presidenciáveis. Enéas Carneiro, candidato do Prona, e Roberto Freire, do PPS, desistiram da corrida ao Planalto.

Atrás de Lula e Alckmin, aparece a concorrente do PSOL, Heloísa Helena, com 6% das intenções de voto, seguida por Cristovam Buarque (PDT), com 1%, mesmo percentual de José Maria Eymael (PSDC) e Rogério Vargas (PSC). O levantamento de junho mostrou que os votos brancos e nulos somaram 7% e a parcela dos entrevistados que responderam não saber alcançou 9%. A pesquisa ouviu 2.828 eleitores em 177 municípios em 25 unidades do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração