Pages

quarta-feira, 28 de junho de 2006

Itamaraty instala urnas para brasileiros votarem


Cerca de 800 brasileiros que residem em Ramallah, na Cisjordânia, querem votar nas eleições de outubro. Mas pediram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a alteração de "Israel" para "Territórios palestinos ocupados", no espaço dos títulos destinado ao país onde vivem.

A solicitação foi feita inicialmente ao Escritório de Representação do Brasil na Palestina, por que os brasileiros só poderiam votar, em outubro, na Embaixada brasileira em Tel Aviv, e alegam não ter condições de atravessar a fronteira.

O juiz da Zona Eleitoral que cuida dos eleitores no exterior, João Luís Fischer Dias, já acolheu o pedido dos brasileiros da Cisjordânia. Segundo ele, "a contenda ainda existente entre as nações israelita e palestina justifica a alteração pretendida, que não traz quaisquer prejuízos à segurança e organização do pleito".

Como a modificação dos títulos eleitorais só pode ser feita pela Secretaria de Tecnologia do TSE, a solicitação foi enviada para o ministro César Asfor Rocha, corregedor-geral da Justiça Eleitoral. O Itamaraty informou ao juiz Fischer Dias que tem condições de instalar até quatro seções com capacidade para atender 400 eleitores, cada uma, na representação diplomática em Ramallah.


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração