Cerca de 800 brasileiros que residem em Ramallah, na Cisjordânia, querem votar nas eleições de outubro. Mas pediram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a alteração de "Israel" para "Territórios palestinos ocupados", no espaço dos títulos destinado ao país onde vivem.
A solicitação foi feita inicialmente ao Escritório de Representação do Brasil na Palestina, por que os brasileiros só poderiam votar, em outubro, na Embaixada brasileira em Tel Aviv, e alegam não ter condições de atravessar a fronteira.
O juiz da Zona Eleitoral que cuida dos eleitores no exterior, João Luís Fischer Dias, já acolheu o pedido dos brasileiros da Cisjordânia. Segundo ele, "a contenda ainda existente entre as nações israelita e palestina justifica a alteração pretendida, que não traz quaisquer prejuízos à segurança e organização do pleito".
Como a modificação dos títulos eleitorais só pode ser feita pela Secretaria de Tecnologia do TSE, a solicitação foi enviada para o ministro César Asfor Rocha, corregedor-geral da Justiça Eleitoral. O Itamaraty informou ao juiz Fischer Dias que tem condições de instalar até quatro seções com capacidade para atender 400 eleitores, cada uma, na representação diplomática em Ramallah.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração