Pages

sábado, 24 de junho de 2006

Dia 28, todos nas ruas por um país melhor


ATO PRÓ LULA

Na próxima quarta-feira (28/6), A Coordenação dos Movimentos Sociais, entidade que congrega a CUT, UNE, o MST, a Central de Movimentos Populares e diversas outras organizações está convocando manifestações em todo o país para apresentar os principais eixos de luta do “Projeto Brasil”, documento elaborado pelas entidades e que apresenta propostas pela defesa dos direitos da população, ampliação dos recursos para as áreas sociais, geração de emprego e renda, mais investimentos em saúde, educação, entre outras importantes bandeiras.

O 1º secretário de Finanças da CUT e coordenador da CMS, Antonio Carlos Spis, considera que o Projeto Brasil pode se tornar um pólo aglutinador das diversas forças políticas de esquerda no país. “A CMS cumpre esse papel de reunir as principais entidades nacionais e debater estratégias e ações comuns, o Projeto Brasil será mais um importante elo entre essas entidades, que afinam seus discursos e propostas em torno de bandeiras comuns de reivindicação.”

A Executiva Nacional da CUT reitera a convocação para o conjunto da militância cutista participar ativamente das manifestações do dia 28 e ajudar na convocação do ato em seus estados. A arte-final do panfleto, para impressão nos estados, pode ser solicitada à Secretaria Nacional de Comunicação.

Fortalecer a ação do movimento social organizado é fundamental para a construção de um Brasil justo, solidário e soberano.

Atividades – Na capital paulista, o ato de quarta-feira terá concentração na Praça Ramos de Azevedo (em frente ao Teatro Municipal), às 10h, com saída em passeata até a Praça da Sé, às 12h e ato político às 15h.

Em Curitiba (PR), a manifestação será marcada pela exigência da anulação do
leilão da Vale do Rio Doce, além do lançamento do Projeto Brasil. A atividade acontece às 12h, na Boca Maldita, tradicional palco de manifestações políticas da capital paranaense.

Em Florianópolis (SC), as atividades terão início às 14h, na Esquina Democrática (Rua Felipe Schmidt), com apresentações culturais, panfletagem e apresentação do Projeto Brasil. Às 16h está prevista uma panfletagem no Terminal Urbano do Centro (TICEN).

Em Fortaleza (CE), a concentração acontece na Praça do Ferreira, às 16h.

Até o fechamento desta matéria ainda não estavam confirmados os locais para a realização dos atos nos demais estados. A CUT e a CMS solicitam que os companheiros e companheiras das demais localidades entrem em contato com a CUT local ou diretamente com a Nacional para se informarem do local e horário das atividades.

Reforma Urbana – no dia 28, as entidades dos movimentos sociais urbanos Conam - Confederação Nacional de Associações de Moradores; UNMP – União Nacional por Moradia Popular; MNLM – Movimento Nacional de Luta pela Moradia; CMP – Central de Movimentos Populares; do FNRU – Fórum Nacional de Reforma Urbana, da FNSA – Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, da Frente Parlamentar pela Reforma Urbana e dos fóruns estaduais e regionais pela reforma urbana e pelo direito à cidade, promovem a Jornada de Luta pela Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade, incorporando suas reivindicações ao Projeto Brasil.

Os objetivos da Jornada são:

- Aumentar a visibilidade dos problemas urbanos no Brasil, pressionando o poder público a implementar políticas que garantam o direito à moradia e o direito à cidade;

- Lançar a campanha Olho no Seu Voto, voltada para as eleições de 2006, com propostas concretas para a política urbana do nosso país para os próximos quatro anos;

- Fortalecer e participar ativamente da iniciativa da CMS na construção Projeto Brasil.

Atividades da Jornada de Luta

Araguaína (TO): dia 28, mobilização em frente à prefeitura para reivindicação pela regularização fundiária e infraestrutura urbana para as favelas da cidade.

Belém (PA): Dia 28. Fórum Metropolitano de Reforma Urbana, em parceria com a Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa, realizada uma Audiência Pública no dia 28, a partir das 9h, seguida de manifestação pública.

Belo Horizonte (MG): Ato público em frente à Câmara Municipal, às 13h. Entrega de documento para o presidente da Câmara; às 15h reunião solene na Câmara em homenagem ao dia da reforma urbana.

Florianópolis (SC): Audiência Pública na Assembléia Legislativa no dia 26 de junho pela reforma urbana;

Goiânia (GO): no dia 28, às 10h, ato de mobilização e audiência pública na Câmara Municipal.

Natal (RN): Dia 27 de junho, às 9h, audiência pública na Câmara Municipal. No dia 28, às 9h, acontece mobilização pelo centro da cidade e entrega de documento ao prefeito da cidade.

Nova Lima (MG): O Comitê Popular do Plano Diretor - que reúne cerca de 50 entidades, entre associações de moradores, ONG´s, sindicatos, grupos culturais e igrejas – estará na organização da solenidade que deverá acontecer no dia 28 ou 29.

Palmas (TO): Dia 28, o MNLM e a Conam realizam seminário sobre a Jornada de Luta no bairros, pautando a agenda de luta nacional. No dia 29 será entregue documento na Assembléia Legislativa sobre a importância da regularização fundiária.

Petrolina (PE): Dia 28. Ato público no centro da cidade, com moradores residentes em ocupações, como parte da jornada. Entrega de documento com a plataforma nacional e local para o prefeito.

Recife (PE): Ato público pela manhã do dia 28, em frente à superintendência da Caixa Econômica Federal, na Av. Conde da Boa Vista (região central do Recife).

Rio de Janeiro (RJ), Ato na Cinelândia, às 14h; Feira da Reforma Urbana e Campanha de Olho no seu voto; 14h30 Bloco dos Carmelitas puxam o Samba; das 15h30 às18h, Arte das Comunidades - Hip Hop, circo, danças etc. Às 18h, lançamento do filme Intervalo Clandestino, de Eric Rocha.

Uberlândia (MG): Exposição de fotografias, na Praça Tubal Vilela, centro de Uberlândia-MG, das 9h às 15h, sobre a situação do meio ambiente e dos problemas urbanos; ato público na mesma Praça, às 15 horas, com representantes das entidade e parlamentares ligados à luta urbana. No dia 29 ocorre sessão solene na Câmara Municipal de Uberlândia, das 9h às 12h30min com transmissão ao vivo pela TV Legislativa Local.

Maiores informações com Antonio Carlos Spis na CUT
Rua Caetano Pinto nº 575 CEP03041-000 Brás, São Paulo SP
telefone (0xx11) 2108 9200 - Fax (0xx11) 2108 9310


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração