Pages

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Governo lança lista de vegetais para marcar Dia Mundial da Biodiversidade


Uma lista de nomes populares associados à biodiversidade vegetal brasileira, como cupuaçu, macaxeira, aipim, será divulgada hoje pelo governo em uma entrevista coletiva, às 9h30, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O objetivo é evitar registros de nomes de uso comum no país por empresas estrangeiras. Participam da entrevista representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Relações Exteriores; MDIC e Meio Ambiente.

Denominado Lista Não-Exaustiva de Nomes Associados à Biodiversidade de Uso Costumeiro no Brasil, o documento será encaminhado para registro aos escritórios estrangeiros de marcas e patentes. A lista é composta de quase 3 mil nomes científicos associados à biodiversidade de origem vegetal, desdobrando-se em cerca de 5 mil nomes comuns e suas variantes, os quais combinados entre si formam mais de 6.700 pares de nomes científicos e comuns.

A divulgação do documento ocorre no Dia Mundial da Biodiversidade, que é comemorado hoje. Para lembrar a data, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança uma série de publicações sobre a diversidade biológica brasileira e uma exposição fotográfica com imagens da diversidade dos países que participaram da 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8) e da 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3), realizada em março em Curitiba.

A cerimônia de lançamento ocorre às 17 horas, no auditório do Ministério da Cultura, com a participação do secretário de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco.

Também hoje, o MMA divulga, às 11 horas, o resultado de uma pesquisa de opinião que buscou medir o grau de consciência ambiental no país. O levantamento foi feito pelo Instituto Vox Populi, sob encomenda do ministério.

Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração