Pages

quarta-feira, 8 de março de 2006

Um brinde ao Brasil

Um banquete com a rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham encerrou o primeiro dia da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Reino Unido.


A chegada teve tudo o que se espera quando a monarquia britânica estende o tapete vermelho para um convidado: infantaria, banda de música e cavalaria - um protocolo repetido há séculos e que o peso da tradição impressiona mais a cada ano.

Carregados por carruagens de contos de fadas, o presidente Lula com a rainha Elisabeth e a primeira-dama Marisa Silva com o Duque de Edimburgo foram para o Palácio de Buckingham. Ao entrar em uma das alas do palácio, Lula foi apresentado pela rainha a uma coleção magnífica de obras de arte preparada para ele: uma exposição com objetos e documentos que ligam a família real britânica ao Brasil.

Tinha um quadro de 1650, uma foto da rainha com Pelé, uma imensa chave da cidade de Recife, uma medalha recebida de presente da escola de samba Mangueira, lembranças de uma viagem da rainha em 1968 ao Brasil, a primeira de um monarca britânico à América do Sul.

A rainha Elisabeth era uma anfitriã perfeita, tentando e conseguindo com que seus hóspedes se sentissem à vontade, em um lugar grande demais para se considerar aconchegante. "Estou precisando de um mapa", brincou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

No banquete oferecido na noite passada pela rainha Elisabeth em homenagem ao presidente Lula, compareceram o príncipe Charles com a esposa Camilla, o primeiro-ministro Tony Blair e muitas autoridades britânicas e ministros brasileiros .

Em discurso, a rainha descreveu as relações entre Grã-Bretanha e Brasil como muito próximas e citou como exemplos o recente show dos Rolling Stones em Copacabana e a paixão pelo futebol comum aos dois países. O presidente Lula retribuiu as palavras cordiais.

"Muito obrigado, majestade, pela acolhida e pelas palavras generosas dirigidas a mim e ao povo brasileiro", declarou o presidente Lula.

Brindes à rainha e ao presidente encerraram a primeira noite desses três dias de Lula em Londres.

Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração