A Lista de Furnas é verdadeira ou falsa?
Aparentemente,jamais saberemos a resposta. O assunto caminha, sob o aplauso conivente da mídia amiga, para o seu ocaso.
Apesar do deputado cassado Roberto Jefferson ter avalizado a existência de um propinoduto em Furnas e ter, igualmente, confirmado o recebimento de R$ 75 mil provenientes do esquema, como consta da lista, não foi levado a sério. No entanto, paradoxalmente, quando denunciou a existência do chamado “mensalão”, Jefferson não só foi ouvido como não teve sua credibilidade questionada pelos “formadores de opinião”. Na ocasião, foi saudado como profundo conhecedor dos meandros da corrupção política no país. Bastou transferir seus ataques do governo para a oposição para que caísse sobre si o opróbrio e o descrédito. É madrasta a mídia oposicionista, para aqueles que ousam contrariar seus desígnios.
O lobista Nilton Monteiro, por motivos insondáveis, calou-se e não apresentou, como prometeu, os originais e outras provas que comprovariam a autenticidade do documento sinistro. O que motivou o recuo de personagem tão importante dessa história talvez os simples mortais jamais venham a saber.
A CPI dos Correios desde o início mostrou-se refratária a bulir com tão explosivo tema. Limitou-se a ouvir o ex-diretor de Furnas, Dimas Toledo, e contentou-se com suas previsíveis negativas sobre a existência da lista demoníaca.
A grande imprensa, por sua vez, só fez engrossar o cantochão oposicionista sobre a falsidade da lista infernal. Das publicações de visibilidade nacional, apenas Carta Capital tratou o assunto com a seriedade que ele merece. Veja, o principal pasquim da oposição, sequer mencionou o assunto em suas páginas. É mãe amorosa a mídia amiga, quando se trata de defender seus rebentos diletos.
Assim, respiram aliviados os 156 políticos da oposição cujos nomes constam da lista como supostos beneficiários do dinheiro de Furnas para o caixa 2 de campanhas eleitorais.
Estão tão aliviados e certos da investigação tacanha, que o PSDB e o PFL rasgaram o manto do silêncio, anunciando a intenção de processar uns quantos que tiveram a ousadia de tratar do assunto sob uma ótica diferente dos interesses da oposição.
A Lista de Furnas parece destinada a tornar-se um daqueles mistérios insolúveis a assombrar os subterrâneos da República através dos tempos.
Para a felicidade de muitos
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração