Depois de 26 anos sem construir refinarias no Brasil, a Petrobras anunciou um projeto de números gigantescos, na cidade fluminense de Itaboraí.
A área rural de 1 milhão de metros quadrados foi escolhida para a nova refinaria da Petrobras. O município de 200 mil habitantes vai virar um canteiro de obras com 200 mil trabalhadores. Mas os ambientalistas estão preocupados.
Breno Herrera, presidente da APA/Guapimirim diz que “essa área é extremamente frágil, extremamente importante em termos ecológicos e tem que ser preservada a qualquer custo”.
A localização do novo projeto foi anunciada numa solenidade no Rio. Há 26 anos, a Petrobras não faz novas refinarias no país. E os números desse projeto são todos grandiosos.
O investimento na primeira fase é de 3,5 bilhões de dólares, cerca de R$ 7 bilhões. A refinaria vai ser a primeira do país a usar o petróleo pesado que é extraído da Bacia de Campos.
O petróleo irá por dutos até a nova refinaria em Itaboraí, na região metropolitana, a 75 quilômetros do Rio.
Serão processados 150 mil barris por dia, transformados em matérias primas básicas para a indústria de diversos setores, desde utensílios de plástico até peças para carros, aviões e navios.
Este será o maior investimento já feito pela Petrobras num único projeto na história da empresa. A unidade, batizada de Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, deverá começar a operar em 2012.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração