Pages

quarta-feira, 29 de março de 2006

Brasileiro vai para o espaço na quarta


O primeiro astronauta brasileiro começa a viagem que o levará à estação espacial internacional nesta quarta-feira.

Há perto do local onde o brasileiro será lançado monumento em homenagem ao Sputinik, um satélite. Uma homenagem ao primeiro objeto lançado pelo ser humano no espaço. Isso foi em 1957, quase 50 anos atrás.
Sergey, um diretor da base trabalha lá há 25 anos. Diz que o brasileiro Marcos Pontes está tendo o que de melhor eles têm para oferecer; o foguete que leva a nave Soyuz não é a última palavra em tecnologia. Nem mesmo a penúltima. Um muito parecido com esse foi lançado a primeira vez em 1967. Mas deu certo. E em time que está ganhando não se mexe muito. Nos últimos quatro anos, o Soyuz foi sendo modificado, mas substancialmente é a mesma

Com o foguete já na plataforma de lançamento começa o trabalho dos técnicos. Eles checam minuciosamente os sistemas eletrônicos do tipo de dados da nave. Só então, começam a colocar combustível.

O americano Michael está na equipe reserva. Durante as Olimpíadas de Atenas ele estava no espaço e mandou uma mensagem de fraternidade para o mundo. Ele disse que Marcos será um embaixador não só do Brasil, mas de todo planeta. Serguey, o russo reserva direto de Marcos, diz que essa é uma experiência que um representante de cada país deveria ter.

No fim do dia, vagarosamente, o foguete foi sendo abraçado por estruturas de metal que ajudam na manutenção.

Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração