PT acusa FHC de difamação
Ricardo Berzoini processa ex-presidente por dizer, em entrevista, que ética do partido é roubar
A oito meses da eleição, esquenta a guerra jurídica entre PT e PSDB. Depois de sete ações do PSDB contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Justiça Eleitoral, o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), anunciou ontem que vai processar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por difamação contra os petistas e o PT, com base na entrevista dada à revista IstoÉ desta semana. Fernando Henrique disse na entrevista que “a ética do PT é roubar” e que a corrupção no governo Lula é muito mais grave do que no passado. Os tucanos reagiram afirmando que FH não falou nada além da verdade.
“A entrevista toda é ofensiva à honra do PT. A frase na capa da revista (‘A ética do PT é roubar’) potencializa o desrespeito ao PT. O comportamento de Fernando Henrique mostra o desespero de quem governou por oito anos e aparece nas pesquisas em terceiro lugar, atrás até de (Anthony) Garotinho”, disse Ricardo Berzoini.
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), lembraram denúncias de corrupção no governo Fernando Henrique. O ministro citou a acusação de compra de votos para aprovar o projeto da reeleição na Câmara e Fontana destacou o grampo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que revelou interferência do governo no leilão das empresas de telecomunicações.
“Houve denúncias muito fortes de que deputados receberam dinheiro para votar na emenda da reeleição. Fernando Henrique errou na mão e no tom. Essa indignação dele é muito seletiva, soa estranho. Não pode haver dois pesos e duas medidas: indignação em relação ao PT e complacência em relação a outras (denúncias)”, disse o ministro, acrescentando que Fernando Henrique está em franca campanha eleitoral e com receio de eventuais comparações entre o governo dele e o do presidente Lula.
Para Fontana, Fernando Henrique é irresponsável e comete um crime ao falar de uma forma genérica sobre corrupção no governo e no PT. “Queremos debater essas coisas todas, mas ele está demonstrando um grau de ansiedade, talvez porque não se conforme que o Brasil está melhor sem ele. Fernando Henrique perdeu a bússola do bom senso para o debate político. Vamos processá-lo para que ele saiba que não é o dono do mundo. Corrupção tem de ser investigada, combatida, mas acusação generalizada é ato de covardia”, afirmou Fontana.
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ex-ministro do governo Lula, disse que FHC está em campanha e, num tom mais ameno, comparou-o ao atacante Romário. “Não creio que alguém suba ao pódio para liderar a oposição ao governo sem pretensões eleitorais. Sempre achei que ele, estando na área, como o Romário, se aparecer uma chance de marcar, vai marcar. Ele pode ser candidato sim, e para almejar esse papel tem que marcar o presidente Lula e o governo em cima. É o que ele está fazendo e é um direito dele”, disse Aldo Rebelo.
Segundo Berzoini, a ação por difamação será impetrada na Justiça Federal em São Paulo entre quarta e quinta-feiras desta semana. Ele afirmou que o PT vai acionar judicialmente os adversários sempre que julgar necessário, mas não vai banalizar esse tipo de ação.





0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração