Pages

terça-feira, 12 de abril de 2016

Só Gim Argello? Cadê o PSDB?: Se o Moro quiser, Lava Jato, chega no Aécio



Se ficar constatado que o ex-senador Gim Argello (PTB-DF), preso nesta terça-feira (12) em mais uma fase da Lava Jato, recebeu propina para obstruir a CPI da Petrobras, quem mais será preso?

Se senadores do PSDB não compareceram às votações da CPI, eles também deveriam estar na mira das investigações, como Gim Argello. Vale lembrar que delatores já confirmaram que o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, morto em 2014, recebeu R$10 milhões para abafar a CPI da Petrobras.

PSDB, tudo a ver

Em 2009 teve uma CPI  da Petrobras. O requerimento foi de Álvaro Dias e recebeu assinaturas de apoio dos então senadores Demóstenes Torres (que era do DEM) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Na época ninguém entendeu o fato de, após alguns dias de funcionamento, a CPI criada por parlamentares do PSDB ter sido abandonada sem que nada fosse investigado. A comissão foi instalada em julho e acabou em novembro. Sérgio Guerra e Álvaro Dias, também do PSDB, abandonaram a comissão no fim de outubro.

O real motivo da desistência.

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava Jato após decidir colaborar com o Ministério Público Federal, afirmou em depoimento que repassou propina no valor de R$ 10 milhões ao ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, para que ajudasse a esvaziar uma Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar a Petrobras em 2009. Guerra era senador e integrava aquela CPI. Ele morreu  e foi substituído por Aécio Neves no comando do PSDB.

Segundo depoimento de Costa, as  empresas que prestam serviços à Petrobras tinham como objetivo nessa época encerrar logo as investigações da CPI , porque as empreiteiras temiam prejuízos. O PSDB sempre culpou o PT e Lula pelo fim da CPI. Um dos textos do site do PSDB  trazia o seguinte título: “Governo engavetou CPI da estatal em 2009”  Agora sabemos que o PSDB atribuiu  ao PT uma culpa que ele não teve...

1 Comentários:

Bel disse...

Começo a entender melhor a expressão ¨Ponte para o Futuro¨. Acabo de traduzir (traduzi no Google) o texto do link a seguir ¨PROJETO PONTES: PONTES PARA APLICAÇÃO DA LEI BRASILEIRA¨. Estarrecedora coincidência!!!! Sugiro a leitura. https://wikileaks.org/plusd/cables/09BRASILIA1282_a.html

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração