Pages

domingo, 12 de julho de 2015

Papa "excomunga" Serra e Aécio: Devolver riqueza que pertence aos pobres é mandamento cristão.


Em um trecho do seu discurso na Bolívia, durante o II Encontro dos Movimento Populares", tem um recado do Papa Francisco que cai bem para José Serra (PSDB-SP), o senador que propõe tirar o dinheiro do pré-sal que vai para a educação das crianças e jovens pobres e entregar para a Chevron:
justa distribuição dos frutos da terra e do trabalho humano não é mera filantropia. É um dever moral. Para os cristãos, o encargo é ainda mais forte: é um mandamento. Trata-se de devolver aos pobres e às pessoas o que lhes pertence. O destino universal dos bens não é um adorno retórico da doutrina social da Igreja. É uma realidade anterior à propriedade privada. A propriedade, sobretudo quando afecta os recursos naturais, deve estar sempre em função das necessidades das pessoas.
Está-se a castigar a terra, os povos e as pessoas de forma quase selvagem. E por trás de tanto sofrimento, tanta morte e destruição, sente-se o cheiro daquilo que Basílio de Cesareia chamava «o esterco do diabo»: reina a ambição desenfreada de dinheiro. O serviço ao bem comum fica em segundo plano. Quando o capital se torna um ídolo e dirige as opções dos seres humanos, quando a avidez do dinheiro domina todo o sistema socioecónomico, arruína a sociedade, condena o homem, transforma-o em escravo, destrói a fraternidade inter-humana, faz lutar povo contra povo e até, como vemos, põe em risco esta nossa casa comum. 
Uma perguntinha, deixando de lado a escolha religiosa de cada um: Por que o cidadão Malafaia, que também prega o cristianismo, nunca faz um discurso como este, defendendo os pobres da exploração dos ricos concentradores de renda?

A íntegra do discurso do Papa está aqui.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração