Pages

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Haddad inicia aproximação com sindicatos e trabalhadores

O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT),  visitou a nova sede do Sindicato dos Comerciários, onde foi recebido por  Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que também é filiado ao PSD.

Falando a cerca de 50 sindicalistas, Haddad lembrou suas origens, quando por 12 anos atuou atrás de um balcão da loja do pai, na Rua 25 de Março. "Nós, lá na empresa, nunca tivemos um problema trabalhista. Meu pai teve comércio durante quarenta anos. Ele teve uma ação trabalhista que terminou em acordo. A gente só fez amigos no comércio. Tanto clientes, trabalhadores, comerciários, quanto fornecedores. O comércio aproxima demais as pessoas. Eu comecei a conhecer o Brasil a partir da Rua 25 de Março. Eu tinha amigos em todos os estados da federação e alguns, de países latino-americanos que vinham fazer compras aqui", revelou. 

Educação

Haddad comentou a importância de se educar a juventude e enalteceu o ex-presidente Lula por ter quadruplicado o orçamento do Ministério da Educação. Ele lembrou que "o Prouni já atendeu um milhão de estudantes, "nós saímos de 150 para 300 mil vagas nas universidades federais". 

Na região metropolitana de São Paulo a rede federal foi expandida em São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André, Guarulhos, Osasco, onde já existem campus universitários da Unifesp. "Agora Embu das Artes vai ganhar um, a Zona Leste [da capital] vai ganhar outro", lembrou. 

Idas e vindas de José Serra-2014

Haddad comentou que já esperava pelo retorno de José Serra à disputa pela Prefeitura: "Ainda estou esperando a confirmação. Mas não muda nada. Nós já estávamos trabalhando com essa hipótese desde sempre. Se você recuperar todas as minhas entrevistas recentes, esse cenário eu colocava como o mais provável. No que me diz respeito não muda nada."

Sobre a chance de Serra usar a prefeitura como trampolim para cacifar sua candidatura presidencial em 2014 dentro do tucanato, Haddad comentou "que eu levo em consideração o compromisso que as pessoas assumem publicamente. Agora, vai da consciência de cada um. As pessoas são livres para votar, nós estamos numa democracia. Mas me parece que os compromissos assumidos são fatos importantes." 

Serra foi eleito prefeito de São Paulo em 2004 e abandonou o cargo uma no e tres meses depois para disputar o governo estadual em 2006. 

Unidade do PT e apoio de Kassab

Ele comentou que Kassab tem uma escala de suas prioridades, onde  a candidatura Serra está em primeiro plano e a candidatura do vice, Afif, como segunda alternativa. "Até em função disso, nós não poderíamos tomar outra atitude senão buscar aliança com os partidos da base de sustentação do governo Dilma. Veja que, de 40 dias para cá, eu venho repetindo a mesma lógica, o mesmo raciocínio." Questionado se sentia alívio com a entrada de Serra na corrida eleitoral, o que pode inviabilizar uma aliança com o PSD, Fernando Haddad completou que não abre mão da unidade partidária do PT e que ela é seu "patrimônio" nessa eleição.
Campanha de baixaria

Haddad foi perguntado sobre críticas rateiras que já procuram atingi-lo através do chamado "kit homofobia" (material educativo visando combater preconceitos e intolerância, que causou reações mesmo quanto ainda estava apenas em estudo):

"A verdade irá prevalecer. O que me preocupa é que muitas vezes um indivíduo pode entender que há um fato a ser explorado sem considerar que isso indiretamente acaba incitando a violência. Tem sido recorrente no noticiário a informação de episódios que se sucedem em torno da violência contra pessoas com outra orientação sexual. Muitas vezes as pessoas não se dão conta de como esse tipo de abordagem libera, em alguns indivíduos perturbados, forças obscurantistas que acabam comprometendo a integridade física de cidadãos que estão cumprindo suas obrigações, exercendo a sua cidadania", defendeu. 

A visita fez parte de uma rodada que fará em outras entidades sindicais (Com informações do DCI)

2 Comentários:

Ana Cruzzeli disse...

Zé Augusto

Nessa historia do Serra entrar na disputa, o PT fica numa boa, agora o Kassab fica numa sinuca?
Não vejo assim...
Em se confirmando o Serra para prefeito pelo PSDB, o Kassab não terá duvidas em quem se aliar e o aliado que ele mais deseja é o PT do Lula.

Por uma simples razão: O PSDB começou entrou na UTI da morte quando a Dilma foi eleita.

O Lula conseguiu colocar uma desconhecida para a maioria dos brasileiros no maior cargo executivo. O PSD depois disso foi criado até mesmo para como um novo partido ser descolado do PSDB.
O Kassab até hoje não oficializou seu apoio ao PT porque o PT tem que convencer a militancia que o PMDB está ensaiando voo solo. Que a esquerda reunida até 2006 só compunha 37 % dos votos tanto a nivel de capital como de estado contra a direita reunida.

Já disse e repito: O Haddad PODE ganhar até sozinho e acho que já no primeiro turno, mas a certeza quanto a isso ninguém pode afirmar, sendo assim alianças com espectro da direita são necessários para minar o PSDB.
- A aliança do PT com o PMDB seria o mais obvio essa não vai vingar mesmo, o Chalita vai sair candidato e pelo que tudo indica se for preciso até se alinha com o PSDB, logicamente se o Serra não entrasse em campanha. Logo teremos dois candidatos de direita contra o Haddad.
- A candidatura do Serra atrapalha e muito o Chalita, afinal ele vem do PSDB. Ele tem o mesmo perfil politico do Serra. Então eles acabam dividindo votos. Na hipotese de um segundo turno, se o Chalita perder quem o PMDB apoiaria? Se o Michel Temer achar que o PMDB pode se deslocar do PT em algum momento no futuro a oportunidade é essa, seria o apoio ao PSDB.
É absurdo? Logico que sim, afinal o PSDB está em morte clinica, só falta desligar os aparelhos, só que o Michel Temer morre de medo da ascensão do PT no estado. É o mesmo o que ocorre em Goias, nesse estado ou dá PSDB ou PMDB. NUNCA o PT ganhou o governo e nem a prefeitura da capital do estado.

E pela amor de Deus, Brasilia sofre por conta disso há décadas.

A militância que é muito importante na hora de sair às ruas cuja a paixão na hora de lutar por votos é essencial para o partido não tem visão de longo prazo. Quando o Lula orquestra essa aliança com o Kassab é nesse perspectiva.Esse xadrez politico é de longo prazo.
A militancia e alguns politicos do PT analizam as alianças do Lula de maneira apaixonada. A paixão é muito boa até que ela nos faz cegar.

Outras questões importantes:

- Devemos analisar PSD como um partido novo, com novas idéias de esquerda ali embutida.
-O PSD vem votando com o governo lá no Congresso desde que foi criado. É um partido centrista conservador que está tentando se inclinar para a esquerda. Vai conseguir? Acho que não, mas se continuar com o perfil do PMDB já está bom demais. Não é possivel que as pessoas não percebam que o perfil do PSD é igualzinho ao do PMDB! Se o PT pode se aliar ao PMDB por que não com o PSD? Essa lógica eu não entendo e a unica explicação que eu encontro é a paixão cegante.
-Tudo bem o Kassab foi cruel com o pessoal da cracolandia, aquilo não se faz. Ele não é um bom administrador, tudo bem. Mas não será ele o vice em uma provável aliança. Desde que se cogitou essa aliança se cogitava o Meirelles. E ao contrário do que deputado Paulo Teixeira do PT vem dizendo no seu blog, o Meirelles tem sim liga, afinal foi presidente do Banco Central, foi oriundo do PMDB, fez parte do governo Lula.

TODO MUNDO TEM QUE ENTENDER QUE KASSAB NÃO SERÁ O VICE DE HADDAD MINHA GENTE.

Tem que tirar o Kassab dessa equação.

Imaginemos o Haddad e o Meirelles em campanha, o que os paulistanos verão? Dois ex-colaboradores do Lula sendo que um tem perfil de direita conservadora. Essa chapa dá liga sim.

O Kassab é só o presidente fundador que vai dar as diretrizes nacionais do partido.

Meu Deus, o que tem de deputado Federal do PT falando besteira não é brincadeira. Mas realmente um Lula e uma Dilma só nascem de 200 em 200 anos. Darwin explica isso...

Anônimo disse...

Quen diria? PT amigado com Kassab. Bovinamente estamos indo pro matadouro. Sinceramente, não dá mais: O último a sair apague a luz. FUI!!! TCHAU!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração