Pages

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vaccarezza desviou da casca de banana: PIG queria transformar Serra e FHC em vítimas

Jornal Nacional ainda não levou ao ar na quinta-feira nada sobre a CPI da Privataria, porque o deputado Vaccarezza (PT/SP) não caiu na armadilha. Veja no Jornal da Record:



Todo cuidado é pouco nessa hora. O PIG acaba de jogar uma casca de banana para melar a CPI da Privataria: queria arrancar do governo alguma declaração que possa virar manchete de revanchismo e perseguição à oposição, para fazer de José Serra uma "pobre vítima".

É a surrada tática de José Serra, que sempre quando é pego com a boca na botija em algum escândalo de corrupção, quer transformar os outros em algoz e ele em vítima, para inverter valores, não ter que explicar nada e não deixar ninguém saber exatamente do que trata o malfeito em que ele se meteu.

Dessa forma a imprensa inventa que ele é o coitadinho e os outros são os malvados, como os "aloprados", e bombardeiam incessantemente essa pauta, jogando para baixo do tapete o real conteúdo das denúncias que envolvem Serra.

O lider do governo na Câmara, dep. Cândido Vaccarezza (PT/SP) não caiu na armadilha. No entanto muita gente boa não entendeu e o está crucificando. Vamos saber jogar o jogo político bem jogado dessa vez, gente. Está bom demais para cometer erros primários. Protógenes e Brizola Neto estão corretíssimos em serem contundentes, mas sóbrios, sem virarem metralhadoras giratórias diante das câmeras de TVs. Por isso conseguiram as assinaturas rapidamente, inclusive de alguns tucanos.

Vamos entender a coisa:

1) CPI é instrumento do parlamento, do poder legislativo. O governo é executivo. Não pega bem em nenhuma democracia o governo, explicitamente, se envolver nestas articulações, senão seria acusado de usar a posição que desfruta no estado para tomar partido de um lado.

Quem deve fazer esse embate são os partidos e nós, da sociedade. A maioria do PT assinou a CPI. Vamos lembrar que Lula quando era presidente não tripudiou quando José Roberto Arruda foi pego no mensalão do DEM. Não precisava. Agora também não precisa. O livro vende como água e repercute como nenhum outro. As denúncias são robustas, consistentes, documentadas e irrefutáveis. Está todo mundo curioso em botar esse assunto em pratos limpos e ficará sabendo pela internet primeiro e por último pela velha imprensa.

O governo Dilma deve dizer que, como governo, não tem interesse específico em investigações sobre "a" ou "b" (como fez Vaccarezza). Da sua parte tem interesse em ter instituições republicanas como a Polícia Federal, bem equipada para apurar os fatos e malfeitos, independente de quem seja, sem perseguir nem proteger ninguém.

Então não peçam à Presidenta, nem ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, nem ao líder do governo na Câmara para se comportarem como se fossem líderes do PT na Câmara, porque o papel e posição deles é outra. Também não peçam para a base governista ser tão radical como a oposição, porque à oposição interessa paralisar o país, fazer um terceiro turno, ao governo não. O governo já venceu o segundo turno.

2) Vaccarezza é deputado do PT, mas não é líder do PT, e sim líder do governo na Câmara. Ou seja, ele defende e negocia os interesses do governo da Câmara. Por isso ele não pode agir exatamente como os demais deputados do PT. Ele desarmou a bomba do PIG de fazer Serra de vítima de revanchismo quando disse que o governo "não tem interesse na CPI, nem em revanchismo". Isso nada tem a ver com veto, como muitos estão dizendo, nem tem qualquer orientação a dar quanto a lideranças do PT. O governo é uma coisa e o partido é outra. O executivo é uma coisa e o legislativo, outra.

3) É óbvio que a oposição vai pressionar o governo para "acalmar" a base governista, ameaçando votações, obstruções, além da tese do revanchismo via imprensa, via amigos como Gilmar Mendes dizendo que é estado policial, para melar a CPI. O governo terá que ser sereno e moderado. A base governista terá que ser inteligente, paciente, sóbria, e a cada entrevista falar do conteúdo objetivo do livro, para que se apure o conteúdo, pois é irrefutável, inclusive falando menos em nomes como José Serra, e mais em recuperar o dinheiro público desviado para paraísos fiscais. Os deputados não precisam forçar, porque o nome de Serra já surge naturalmente quando se fala do assunto, e surgirá mais ainda a partir das investigações reabertas e da CPI.

4) Independente dos jogos de bastidores e acordões no Congresso, os militantes, e nós ativistas internautas é que somos muito mais livres do que os parlamentares para discursos inflamados e dizer tudo o que povo quer saber e a velha imprensa esconde. E para pressionar os outros deputados QUE NÃO SÃO líderes do governo, para não "amarelarem" e instalarem essa CPI de uma vez por todas. Aos deputados cabem agir mais com inteligência e habilidade política do que jogar para a torcida, nesta hora. Falar, sim, o necessário, com contudência, mas sem histerismos. Vejam o exemplo do próprio Protógenes, Brizola Neto, Paulo Teixeira.

20 Comentários:

Anônimo disse...

Caro Jose Augusto: Entendo o seu raciocinio acerca do Vacarezza, embora tenha sentido repulsa como militante ao ve-lo falar. Me chama a atenção, para as proximas eleições, que o PT esta inerte, ou seja, estamos dependendo dos partidos da base aliada para atuar e se defender.Poucos do PT se manifestaram sobre o assunto. Na mídia, mais do que nunca, a única referencia que se faz aos politicos do PT é que estão em luta por cargos públicos. Mesmo assim eles se mantem inertes.

Anônimo disse...

Caro Jose Augusto: Entendo o seu raciocinio acerca do Vacarezza, embora tenha sentido repulsa como militante ao ve-lo falar. Me chama a atenção, para as proximas eleições, que o PT esta inerte, ou seja, estamos dependendo dos partidos da base aliada para atuar e se defender.Poucos do PT se manifestaram sobre o assunto. Na mídia, mais do que nunca, a única referencia que se faz aos politicos do PT é que estão em luta por cargos públicos. Mesmo assim eles se mantem inertes.

Giovani disse...

"...O governo é uma coisa e o partido é outra. O executivo é uma coisa e o legislativo, outra..."

Isto ficará claro quando a CPI for implantada.
Caso a CPI não aconteça...vixi...nem quero ver o será deste governo Dilma.

Estamos TODOS de olho.

Essa desculpa de que a CPI vai paralizar o governo, colava no primeiro mandato do Lula.

Agora, o Governo Dilma tem os projetos funcionando, tem uma base mais ampla e "sólida" no congresso e tem mais dinheiro em caixa.

Se formos esperar para ter um cenário perfeito para realizar investigações...nunca as faremos.

Nada, definitivamente, nada impede esta CPI sobre as privatizações.

Eu troco a Copa e as Olimpíadas por qualquer processo de moralização da política brasileira.

Comissão da verdade e CPI da privataria vão mostrar quem é quem neste Brasil.

" Quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."

Anônimo disse...

Concordando integralmente com Vicente Caliman, o "jogo" já esta jogado. Não há como, não tem alternativa para voltar atrás nesse "jogo". Qualquer "escorregada", principalmente do PT, estará cavando sua sepultura. O imobilismo do PT é inacreditável. É desolador. O Sr. Vacarezza poderia, muito bem, ter "dividido" seu papel: Como lider do governo se manter equidistante da CPI. Como integrante do PT, ser favoravel a QUALQUER INVESTIGAÇÃO. Só isso. (H.Pires)

Anônimo disse...

Ze.Entendemos o jogo da politica.Nunca votei na ditadura por entender que a oposição estava dando seu aval a situação que viviamos.E constrangedor o silencio da direção a covardia de vaccarezza a apatia do cardozo o servilismo de paulo bernardo este pessoal se esquece que estivemos sempre nas ruas nos piores momentos defendendo o partido.Esquecem que o pt somos nós que não fazemos questão em sermos louvados nossa luta é cotidiana nos botecos nas associações de bairro na periferia nas igrejas onde quer que estejamos o PT estara conosco.Pallocci arrebentou com o pt de Rib.Preto,temos somente um vereador,tivemos8,afastou lideranças como Jose Alfredo,Odonio,Joana,Donizete e vários outros,quase destroi LULA e DILMA e sem pallocci faremos o Prefeito ano que vem.A direção partidaria aqui é ridicula trbalharemos distante dela a nossas custas pois o PT somos NÒS!

Leila Farkas disse...

O texto está bem didático.

Veralula disse...

O que a gente não entende é ver a direitalha DESCER O PAU nos petistas e em seus governos, muitas vezes SEM provas, e, ver os petistas PISAR EM OVOS, quando os tucanalhas são acusados de CRIMES COMPROVADOS!!! Se o problema é a tal da OBSTRUÇÃO (da minoria?), por que aqui em SP os petistas também não fazem OBSTRUÇÃO??? Sei não, mas acho que "há algo de podre no reino da Dinamarca"!!!

Unknown disse...

Assino embaixo.

Mas se for algo além disso(os dois mandatos de Lula tiveram a oportunidade de desvendar a maior roubalheira "deste país". AGORA É DILMA! nas Comissões da Verdade I e II), retiro a assinatura.

Norma Nascimento

Anônimo disse...

Melgor é ter quanto mais possível de assinaturas para a CPI, contar com as dos tucanos é dra matgem para que eles as retirem em coma da hora e melar tudo.

Jair disse...

Não concordo com isso de quererem nivelar o governo do Arruda com o do Agnelo, os dois são bem diferentes, por uma simples razão: Arruda fez mais de 2.000 obras no DF, Agnelo não faz nada.

Nice Facundo disse...

O Vaccarezza fez muito bem. A mídia só quer uma palavrinha, pra transformar em um palavrão.

Anônimo disse...

Confesso estar um tanto irado quanto a apatia de nossas lideranças.Reconheço que Ze e helena usam de maior lucidez mas, se fosse o partido o alvo estariamos sendo bombardeados e sem argumentos frente a oposição midiatica o que nos cabe é sermos PETISTAS não dando trégua aos nossos parlamentares e a direção nacional durante este recesso.Sigamos o conselho de nosso eterno presidente:mobilizemo-nos.Vamos ser petistas como nunca!

Kent Carcot disse...

Veremos se na hora que a porca torcer o rabo não vai ter companheiro retirando a assinatura.

Kent Carcot disse...

Veremos se na hora H o companheiros palamentares não vão retirar suas assinaturas a favor da CPI da Privataria Tucana.

Anônimo disse...

Dois mais dois são quatro. Qualquer outro resultado é elocubração. O Vaccareza, pela manhã, no mesmo dia, já havia defendido a Chevron e a noite faz uma declaração destas...A casca de banana não foi jogada agora. Foi jogada quando o PT ainda propunha a Reforma Política, que deveria necessariamente acontecer através de uma constituinte soberana. Infelizmente, até este momento, o PT não esta conseguindo elaborar para além do bom governo que estamos fazendo. Aí as próprias respostas do governo, que é do PT, acabam sendo apenas as óbvias que o mercado exige, mas que não servem ao povo todo. A esquerda européia também achou que não havia mais nada a elaborar. As ruas atropelaram ela. Por enquanto as ruas ainda nos são favoráveis. Mas melhor do que desviar da casca de banana, é tirar ela do caminho, limpando a rua, para que o povo confie.

MARIA JOSE disse...

EU ENTENDI A POSIÇÃO DO VACAREZZA SIM, FOI CORRETA. A MÍDIA AO INVÉS DE DIVULGAR O LIVRO PRIVATARIA TUCANA DO QUERIDO SERRA, NÃOOO, CONTINUA INCANSAVELMENTE CALUNIANDO O AGNELO QUEIROZ, JÁ DERRUBOU O MINISTRO DO ESPORTE ORLANDO SILVA E FICAM BATENDO NO AGNELO E NO PIMENTO CLARO QUE TAMBÉM QUEREM DERRUBAR. UMA VERGONHA ESSE TIPO DE JORNALISMO, QUANTA HIPOCRISIA.

MARIA JOSE disse...

EU ENTENDI A POSIÇÃO DO VACAREZZA SIM, FOI CORRETA. A MÍDIA AO INVÉS DE DIVULGAR O LIVRO PRIVATARIA TUCANA DO QUERIDO SERRA, NÃOOO, CONTINUA INCANSAVELMENTE CALUNIANDO O AGNELO QUEIROZ, JÁ DERRUBOU O MINISTRO DO ESPORTE ORLANDO SILVA E FICAM BATENDO NO AGNELO E NO PIMENTO CLARO QUE TAMBÉM QUEREM DERRUBAR. UMA VERGONHA ESSE TIPO DE JORNALISMO, QUANTA HIPOCRISIA.

RLocatelli Digital disse...

O fato é que o livro e a CPI são divisores de água. Nas próximas semanas saberemos se o Brasil vai punir os ladrões do patrimônio público ou não.

Saberemos também quem apoia essa punição, e quem NÃO apoia. E ai do partido que não apoiar.

Milton disse...

Sei não.... são os mesmos que sepultaram a CPI do BANESTADO. Já estão escolados.

Anônimo disse...

Desculpe, mas sua análise sobre a "postura política" do Vaccarezza não se sustenta.

Ou tem boi nessa linha, ou tentou apenas colocar panos quentes.

A retórica se dispõe a uma análise que não junta alhos e bugalhos, embora pareça "didática".

Jogo político e fatos não se misturam. Tá bem. Mas o Vaccarezza tinha o DEVER, repito, o DEVER de apoiar e incentivar a mais profunda investigação, em especial para repatriar NOSSO rico dinheirinho.

Líder de Governo deve preservar o patrimônio público.

Líder de Governo deve se expor a defender os interesses de Estado.

O resto está me parecendo blá-blá-blá.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração