Pages

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Velocidade da banda larga terá de quintuplicar em três anos

Até setembro, serviço de banda larga oferecido aos clientes será de 1 megabit por segundo; até 2014, deve chegar a 5 megabits/s

A velocidade de conexão do serviço ofertado pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) terá de ser quintuplicada nos próximos três anos.

A partir do início de outubro, as empresas terão de oferecer aos clientes um serviço com velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps). Gradativamente, esse valor terá de subir, até chegar a 5 Mbps em 2014, quando o governo espera que o serviço de banda larga popular esteja disponível em todos os municípios do País.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, cerca de 70% dos domicílios que não têm acesso à internet devem aderir ao plano lançado, oficialmente, ontem. Atualmente, o serviço só está presente em 27% dos lares brasileiros.

O ministro fez questão de frisar que a oferta de banda larga para o PNBL não terá injeção de dinheiro público. Bernardo anunciou, no entanto, que a Eletrobrás poderá se associar à Telebrás para ofertar banda larga em todo o País no atacado.

A possibilidade de associação das duas estatais para expandir a rede de fibras óticas e explorar comercialmente o serviço foi bem recebida pela presidente Dilma Rousseff. "A Eletrobrás pode ser sócia em uma nova empresa para fazer a expansão e a exploração. A conversa foi bem recebida pela presidenta", revelou Bernardo.

Segundo o ministro, está sendo negociada uma proposta de acordo comercial em que a Eletrobrás, em vez de simplesmente "entregar as fibras" para a Telebrás, fará um "esforço conjunto" na comercialização. "A Telebrás faria os acordos econômicos, mas a Eletrobrás seria integrante. Pode ter uma terceira empresa só para explorar essas fibras. Aí sim justificaria a Eletrobrás colocar dinheiro (no negócio)", explicou Bernardo.

Preço menor. Ao investir em redes de fibra ótica para venda de capacidade no atacado, o ministro estima que haverá uma redução de 30%, em média, dos preços cobrados atualmente. Bernardo fez questão de esclarecer, no entanto, que a proposta do governo de investir R$ 1 bilhão por ano em fibras óticas não foi abandonada.

A oferta de banda larga no varejo, segundo o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, vai permitir que vários empreendedores, sobretudo pequenos provedores de internet, possam se desenvolver no mercado, ao adquirir capacidade de rede por valores inferiores aos praticados atualmente. No caso da banda larga no varejo, Valente destacou que o objetivo é "incluir pessoas" que não têm acesso ao serviço hoje.As empresas que descumprirem o termo de compromisso assinado com o governo estarão sujeitas a sanções.

4 Comentários:

Ivan Monte disse...

Se você quer desestabilizar o governo Dilma, fazer ilações contra o governo, os ministros, e até sobre o Lula, não use mais os blogs da Cantanhêde, do Nunes, do "rei", do Josias, da Veja, da FSP, da Globo, do estadão...vá direto para o blog Conversa Afiada do PHA. Esse blog transformou-se(porque será, hein?) no espaço mais agressivo contra o governo e seus ministros...estranho, muito estranho...

Anônimo disse...

SÓ FALTA as operadoras terem colocado no acordo uma proibição de o governo federal poder investir em banda larga DE VERDADE e ESTATAL caso elas não cumpram (como NÃO irão cumprir MESMO e a INUtel não fará NADA, como de praxe) o acordo...

"As empresas que descumprirem o termo de compromisso assinado com o governo estarão sujeitas a sanções."
- HaHaHa! Faz me rir! Sanções por parte DE QUEM, cara-pálida??? Da INUtel???

oswaldo disse...

Não estou satisfeito com a postura e ações desse governa da presidenta Dilma em relação ao PNBL, assim como em outras lutas que temos travado desde a muito.
Apesar de sair das eleições com forte força parlamentar no congresso esse governo volta atras a qualquer pressão DOS INTERESSES.
Decepção é o que tenho sentido nessa postura do governo Dilma.

Anônimo disse...

Se não entupir essas teles de ações na justiça elas não se mexem.As agências reguladoras criadas pelo FHC não servem para nada.A OIVELOX faz propaganda enganosa no seu site, pois ela fornece menos de 1Mbps.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração