Pages

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PM de SP matou 132 pessoas em 3 meses; ninguém foi punido

...Se fosse no Rio de Janeiro, a notícia seria manchete de capa nos jornais, com direito a chamada no jornal nacional. Mas....como em São Paulo é governado pelos tucanos, aliado da imprensa....

Três meses depois de assumir as investigações dos casos de resistência seguida de morte, o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) não conseguiu esclarecer a participação de policiais militares nas mortes de supostos criminosos em São Paulo. No período, integrantes da corporação mataram 132 pessoas durante o serviço. Somente em junho, foram 61 mortos, média superior a dois por dia e 85% maior que no mesmo mês em 2010. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A mudança nas investigações ocorreu no início de abril. Até então, todos os casos de resistência seguida de morte eram apurados pelo Distrito Policial da área da ocorrência, e não pelo departamento especializado da Polícia Civil. A coordenadora auxiliar do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, Daniela Skromov, diz que é positivo as investigações ficarem a cargo do DHPP, mas que isso é ainda insuficiente. "É preciso focar a formação dos policiais, a atuação ativa da Corregedoria e a repulsa diária do comando a esse tipo de atitude." Depois de uma queda acentuada em abril, quando foram registrados 25 autos de resistência, ante 58 do mesmo mês de 2010, os números da letalidade policial apontam tendência de alta. Em maio, foram mortas pela PM 46 pessoas. Em junho, 61, quase o dobro do registrado em junho de 2010 (33).

1 Comentários:

Anônimo disse...

Aqui em Goiás, governado por Perillo, o quadro é o mesmo, cadeias superlotadas, grupos de exterminio formado por PM etc

Andre

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração