Pages

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Você sabia? PSDB e DEM não elegem candidatos para a bancada negra no Congresso

Segundo matéria publicada no site Congresso em Foco em 28 de Outubro de 2010 sobre o balanço das eleições legislativa de 3 de outubro, a maioria dos negros eleitos para o Senado e para a Câmara dos Deputados é do PT, PSB, PCdoB e PSol, entre outras legendas progressistas. O PSDB e o DEM não tiveram nenhum candidato negro eleito.

Na avaliação do diretor da ONG Educafro, frei David dos Santos, não se trata de mera coincidência. "Os partidos de direita não investiram financeiramente em qualquer campanha de povo negro, todos os eleitos são de esquerda ou centro-esquerda. Os partidos que não amam o negro apenas o usam", comenta.

O ativista também denuncia casos de falsas promessas a lideranças negras. "Alguns partidos vão à periferia, formam lideranças, prometem muito dinheiro para campanha, mas esse dinheiro nunca aparece e os candidatos acabam tendo de bancar, do próprio bolso, suas candidaturas. No fim, não conseguem o número mínimo de votos para se eleger, por terem feito campanha fraca", explica.

Mas o número de votos recebidos pelos candidatos negros mostra que, impulsionado principalmente pela mobilização de suas bases populares, o movimento aumenta, aos poucos, sua relevância na sociedade. Com base em informações do Instituto de Política, Gestão Pública e Empresarial e Tecnologias Apropriadas (Ipogetec) de Brasília, 22 milhões de pessoas votaram em candidatos negros, 19,86% do total de votos computados e 21,74% do total de votos válidos.

"Segundo o IBGE, 51,3% da população brasileira é afro-descendente, somos maioria, porém sub-representados na Câmara e no Senado Federal.

A Educafro pretende conversar com dirigentes do DEM e do PSDB, para viabilizar a participação do negro no processo eleitoral. "Não queremos mais ser usados como massa para captar votos e depois eleger sempre os mesmo caciques dos partidos. O eleitor tem que ver o partido em que está votando. Se elegeu negro e índio, é um partido sério. Se só elegeu branco, é partido que discrimina", diz frei David.

Para o Congresso em Foco, "não se pode esquecer que o DEM tem questionamentos graves no Supremo Tribunal Federal sobre a política de cotas, o ProUni e as terras destinadas às comunidades quilombolas no Brasil".

Ao ser procurada, a assessoria do PSDB disse desconhecer a fonte de consulta que declara a raça dos candidatos.

17 Comentários:

Anônimo disse...

Natural, sempre foram militantes arraigados desde os tempos coloniais da "Casa Branca" nunca pisaram numa Senzala, como iriam ter algum representante? Além disso o motivo p/ esses partidos fazerem política é o dinheiro que não encontram nas classes mais humildes.

Carlos Dias disse...

É interessante a gente notar que Deus não criou "raças" nem etnias. Ele criou povos diversos, países diversos, mas não seres humanos diferentes em sua essência. Se houvesse "raça superior", esta não se misturaria com as demais...
Antes de sair acusando fulano ou sicrano de racismo, precisamos rever os nossos próprios conceitos sobre Deus e a humanidade. Será que, na prática, o darwinismo é compatível com o humanitarismo?

Anônimo disse...

Segue uma reportagem da ISTOÈ de 24 de março de 1999, do baú.Na pauta o Chefe da CAsa civil do FHC ,CLOVIS CARVALHO.LINK http://www.istoe.com.br/reportagens/29423_TIRO+AO+CLOVIS
Tiro ao Clóvis
Depois de conquistar mais poder, chefe da Casa Civil de FHC vira alvo de ataques de ministros e aliados
ANDREI MEIRELES EGUILHERME EVELIN
Ele é a bola da vez. Quando começou o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro chefe da Casa Civil, Clóvis Carvalho, ganhou ares e poderes de primeiro-ministro. Sem conseguir emplacar a equipe de seus sonhos na Esplanada dos Ministérios por causa do agravamento da crise econômica e do escândalo do grampo no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o presidente foi forçado a lotear o primeiro escalão entre seus gulosos aliados e a montar um verdadeiro governo paralelo dentro do Palácio do Planalto. Colocou sob a batuta de Clóvis, além de oito câmaras que tratam de todas as políticas setoriais do governo, mais quatro secretarias de Estado que cuidam desde o dia-a-dia administrativo da Presidência até a definição de projetos para as áreas de habitação e saneamento. Com isso, esvaziou os ministérios e gerou a onda que transformou agora o chefe da Casa Civil no saco de pancadas predileto de colegas de governo e líderes políticos de todas as facções governistas. “Enquanto continuar essa concentração de poderes na Casa Civil, o Clóvis continuará sob bombardeio”, disse o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, a FHC. “O Clóvis conseguiu uma proeza: a unanimidade do contra. A não ser o Fernando Henrique, nunca vi ninguém defendê-lo”, atesta o senador Carlos Wilson (PSDB-PE).

EXIGENTE disse...

Desde a posse de Dilma que esse blog não posta mais um texto que preste, só baboseira. Coisa sem nexo e sem pé nem cabeça. Vamos melhorar gente. O blog tá simplesmente, horroroso.........

Anônimo disse...

Descupa aí pessoal, mas onde está a novidade nisso? Nenhuma, basta ver o que eles defendem, vocês acreditam mesmo que haveria espaço para negro?

Herminio disse...

Bem feito! que sirva de lição pra essas organizações que combatem os tipos de racismo ese deixam usar por esses trambiqueiros, as será que eles não levam por fora? fica a pergunta.

Guina disse...

A oposição está falida!

A nossa única preocupação é podre mídia.

O golpismo da Folha, Veja, Estadão e cia. tende a aumentar.

Temos que abrir o olho, pois eles virão com mais ódio ainda.

Guina publicou um post sobre.. Sai Palocci. Vibram os Golpistas

Anônimo disse...

negro no psdb? so em propaganda paga.

EXIGENTE disse...

Definitivamente esse blog tá sem pauta. A cada dia que passa não se lê mais nada que preste, só baboseira, vamos acordarm gente!!!

reginaldo disse...

Medidas simples que a presidenta pode tomar e pode ate ser por medida provisoria: 1- acabar 100% com as verbas publicitaria;2-Voz do Brasil na TV das 19:00 as 20:00 , mais concessoes de TV aberta estas medidas enfraqueceria os pigs. Depois banda larga , TV digital .

Ronaldo disse...

Não entendi. O Educafro vai procurar o DEM e o PSDB? Para eleger candidatos da direita?

Que tal convencer a comunidade negra a votar nos candidatos progressistas?

Anônimo disse...

Zé Augusto, fora do assunto, o metrô de SP vai retirar BANCOS para aumentar a capacidade dos vagões! É mole???

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/06/10/metro-de-sp-reforma-trens-e-amplia-a-capacidade.jhtm

Deborah disse...

Temos que guardar essas notícias para as eleições.

Anônimo disse...

Sr. Carlos Dias, Deus não tem nada a ver com isso. A questão aqui é ideológica. A Historia está aí para mostrar todo o preconceito contra minorias e no caso do post, contra os negros. Darwin também não tem nada a ver com o "humanitarismo". Darwin fala de evolução biológica. Acho que o Sr. deveria rever seus conceitos

Geysa Guimarães disse...

Natural, são os partidos da massa cheirosa.
Não elegem mas votos da comunidade negra eles querem - e pior é que conseguem.

Paulo Gondim disse...

A questão é que o negro, assim como o pobre em geral, não se orgnaiza e quer ser tutelado. Quer que "alguém" o represente, mas ele mesmo ir à luta, principalmente, no campo político, não. Ele enche a boca e diz: "DESTESTO POLÍTICA", mas será covernado por aqueles que gostam de política. A diferença está aí.Enquanto continuar essa cultura torta, vai ser assim mesmo. Negro e pobre servido aos ricos brancos, simplesmente porque não se organizam. Parte dos trabalhadores se organizou, cosntruiu um Partido Político e hoje está no poder. Eis a receita!

Geysa Guimarães disse...

Paulo Gondim:

Cheio de razão, seu comentário.
Organização é a chave.
Cadê as lideranças negras?

Pessoal do blog: tô ficando exigente, dá para pedir a um certo penetra que mude o disco?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração