Pages

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Governo quer cortar 6% de impostos sobre folha de pagamento

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, conduziu, na quarta-feira (11), uma primeira reunião com dirigentes das principais centrais sindicais, para discutir a redução de 6% nos impostos sobre a folha de pagamento das empresas.

A ideia do governo é fazer uma reforma tributária fracionada, enviando ao Congresso as mudanças onde há maior consenso.

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, apresentou a proposta de redução de 2% ao ano nos impostos sobre a folha de pagamento até 2014.

Outra mudança em estudo é ter alíquotas de contribuição previdenciária sobre o faturamento diferenciadas para cada setor.

A contribuição de 0,2% sobre a folha de salários para Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), também deverá cair.

Essas desonerações facilitam gerar e manter novos de empregos, e abrem espaço para os trabalhadores pressionarem por um conquistas de aumento nos salários líquidos que recebem.

Paulinho da Força (presidente da Força Sindical e deputado pelo PDT-SP), presente à reunião, quer, como contrapartida, a redução da jornada de trabalhos de 44 horas semanais para 40 horas, já que as empresas terão seus custos sobre a mão-de-obra do trabalhador diminuídos.

O secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo, acha a diminuição dos impostos sobre a folha importante, mas mostrou-se preocupado com a previdência: "Não dá para reduzir os impostos na folha de pagamento e tornar a Previdência inviável no ponto de vista de sua arrecadação."

Nas avaliações apresentadas por Barbosa durante a reunião, cada ponto percentual de desoneração significa um impacto de R$ 4 bilhões nas contas da Previdência. Ele afirmou de que isso será compensado pelo dinheiro dos outros impostos, no Orçamento da União.

O dirigente da CUT também preocupou-se em obter garantias de que os empresários repassem aos preços a diminuição de custos que obtiverem. No episódio recente do fim da CPMF, a diminuição da taxa foi embolsada pelos empresários na forma de mais lucros, sem diminuir os preços. (Da Ag. Brasil)

1 Comentários:

reginaldo disse...

Acho um erro apenas cortar encargos da folha. Para mim teria que cortar tudo e colocar sobre o faturamento das empresas algum tido 2% ai iria sobrar grana para previdencia.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração