Pages

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mantega empurra ao mercado, goela abaixo, o que FHC implorava para Bill Clinton fazer e levava sermão

Brasil, quem te viu, quem te vê.

Em 1999, FHC após quebrar o Brasil mais uma vez, foi à Florença (Itália) com o pires na mão, implorar aos países ricos que impusessem controle internacional de capitais.

Deu vexame e levou um sermão desconcertante de Bill Clinton, quando o então presidente estadunidense disse que isso era da competência dos governos nacionais de cada país (praticamente chamando FHC de bobo por acreditar na globalização desenfreada), explicando que o Chile impunha controle de capitais e não afugentava investidores. Se o Brasil não conseguia o mesmo, era por conta da má gestão e falta de credibilidade do governo demo-tucano.




Agora, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, impôs medidas ao mercado financeiro, o controle de capitais, taxando com uma alíquota alta de IOF (6%) sobre capitais que ficam menos de 2 anos no país. É o que o Chile conseguia fazer e o governo demo-tucano não.

Mais do que isso, agora é o FMI quem segue o receituário do Brasil e muda de posição sobre o tema. O FMI sempre condenara qualquer medida de controle de capitais, e passou a endossá-las neste ano, justamente por influência do Brasil e outros países emergentes.

Ontem, o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, às vésperas do encontro entre ministros da finanças e presidentes de bancos centrais de vários países, reiterou a nova posição do fundo, chamando de fundamentalistas os economistas que ainda se opõem:

“...medidas macroprudenciais, como controle de capital, podem ser úteis ... a realidade é muito simples. Ontem, controle de capitais não fazia parte do kit de ferramentas e hoje, faz!"

É estarrecedor como FHC, seguidor da cartilha neoliberal, depois de fazer o "dever de casa" do Consenso de Washington, através do entreguismo privatista da Vale, das Teles, das distribuidoras de energia elétrica, dos bancos públicos, e dos pedágios abusivos, não conseguia emplacar uma vitória política nos fóruns multilaterais, e saía derrotado com a cabeça abaixada.

É impressionante como Lula e Dilma viraram o jogo, contrariando o receituário (na verdade, os interesses) dos países imperialistas, seguindo o caminho próprio, de soberania nacional, de valorização do trabalho do povo brasileiro e seu mercado interno, de atuação estatal para o crescimento com distribuição de renda.

4 Comentários:

anna disse...

Notemos pelo video que o fhc enumera um rosario de problemas criados por incompetencia por seu desgoverno. Acusações que a esquerda fez durante sua indigestao, levando Lula a dizer que assumiu uma herança maldita; Brasil quebrado. Os direitopatas negaram sempre. Clinton deu o diagnostica e disse onde estava o problema: incompetencia tucana.

VERA disse...

Zé Augusto,
Assistir ao FHC-rei-da-privataria SE ASSUMINDO INCOMPETENTE e ver o Bill Clinton AFIRMANDO que, além de INCOMPETENTE, o FHC-vendilhão-da-Pátria também é DESONESTO, NÃO TEM PREÇO!!! rsrsrs

Ana Cruzzeli disse...



O que fica claro nessa postura do Guido é que ele já tem o diagnostico do problema.
O Guido já vinha nessa toada desde muito tempo e eu nem percebi. Essa de aumentar o IOF para 6 % pelo visto era so diagnostica para saber quanto do dinheiro que entrava no país era meramente especulativo.
Parece que algo já foi detectado, logo a conclusão é obvia, grande parte do dinheiro é de investidores de boa fé que vê o Brasil como um bom negocio.
Se isso ao longo do tempo for se confirmando a coisa é realmente grande e o boom de negocios vai ser fantástico.
O que causa desgosto é que a Usina Belo Monte faz parte do pacote de crescimento e nem de longe poderiamos imaginar que Bill Clinton descesse tão baixo para frear nosso crescimento mexendo seus pauzinho junto a OEA. Que os brasileiros do Pará entraram com processo, até ai tudo bem, mas a decisão é pertubadora para dizer o minimo.
Essa decisão fere totalmente qualquer decisão anterior da corte algo que mostra que todas as armas, os EUA vão usar para com o Brasil.
Eles devem ficar penalizados de não poderem fazer zona de exclusão no Brasil, pois aí já seria demais, de resto não tenho duvida, daqui por diante a briga será a mais suja possivel, pode esperar.
Todo cuidado é pouco, cada governador, prefeito, deputado, senador e cidadão de esquerda tem que cuidar de cada pedaço do nosso territorio nacional, vigiando cada milimetro, o jogo é pesado. Temos que conquistar mais territorios em 2012 e consolidar essa conquista em 2014.
Temos que mandar Bill Clinton e sua turma para aquele lugar, com toda elegância e um belo sorriso no rosto é claro.

Beco Ferreira disse...

êita!!!
taí a tál "competencia" da propaganda
dos demos-tucanalhas, né?
Os partidos da Base (esquerda) tem
mesmo que divulgar nos seus programas
na mídia, este video...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração