Pages

sábado, 9 de abril de 2011

Bomba: Época revela que a AGU, sob Gilmar Mendes, advogou para Daniel Dantas

"No dia 4 de abril de 2002, a Anatel e a Advocacia-Geral da União (AGU) deram entrada a uma petição, na 31a Vara Cível da Justiça Estadual do Rio, principal foro onde TIW, fundos e Opportunity terçavam armas. Na petição, a Anatel e a AGU requeriam a admissão como assistentes do Opportunity na questão. Ao ser admitidas no caso, o processo seria transferido automaticamente da Justiça Estadual do Rio para a Justiça Federal."
Esse trecho acima a revista Época deixou escapar, e é a verdadeira notícia-bomba sem querer, em meio a reportagem desta semana, cujo foco era apenas o lobby de Dantas sobre FHC na ANATEL.

Para se situar na notícia: Gilmar Mendes foi Advogado Geral da União de 31 de janeiro de 2000 até 20 de junho de 2002, e o texto descreve uma manobra jurídica dos advogados de Daniel Dantas, com ajuda da AGU, para retirar um processo de um tribunal em que estavam perdendo a causa.

A notícia bomba leva à pergunta que não quer calar:

O que fazia a AGU de Gilmar Mendes, se metendo a advogar como assistente de um grupo PRIVADO (justamente o Opportunity), em uma empresa PRIVATIZADA, fora do interesse da União?

Segue o texto do trecho da reportagem da revista Época, onde mostra a AGU ingressando em uma manobra jurídicra do interesse do Opportunity:
...Em 2002, Dantas dedicava um lugar especial de suas atenções à Anatel. Por lei, qualquer mudança no controle das empresas de telefonia precisava ser previamente aprovada pela agência. Ter aliados – e, sobretudo, não ter inimigos – em posições influentes na Anatel era um trunfo para quem disputava o comando de empresas com faturamento na casa dos bilhões de reais. Na Anatel, a procuradoria-geral era um local estratégico para Dantas. O motivo era uma briga que ele travava com os fundos de pensão de empresas estatais e com a empresa canadense TIW pelo controle da Telemig Celular e da Amazônia Celular, duas empresas privatizadas pelo governo FHC em 1998.

O litígio entre Opportunity e TIW começara depois do leilão de privatização. Os canadenses haviam desembolsado mais de US$ 380 milhões na compra de duas empresas, acreditando que teriam participação em sua gestão. Após o leilão, descobriram que, apesar de ter 49% das ações, não teriam ingerência nas decisões das companhias, em virtude de uma complexa estrutura societária atribuída a Dantas. Apesar de deter menos de 1% do capital total, era o Opportunity que controlava as empresas, por intermédio de outra empresa chamada Newtel, cujos sócios eram o Opportunity e os fundos de pensão, mas não os canadenses. No meio da disputa entre os canadenses e o Opportunity, os principais fundos de pensão mudaram de direção e se aliaram à TIW. Eles queriam dissolver a Newtel e destituir o Opportunity do comando das empresas. Iniciou-se em 2000 uma batalha na Justiça Estadual do Rio de Janeiro que mobilizou alguns dos principais escritórios de advocacia do país e gerou mais de 30 ações. No meio desse imbróglio, a TIW e os fundos conseguiram algumas vitórias parciais. Uma liminar da Justiça do Rio lhes assegurava, temporariamente, o comando do conselho de administração da empresa holding da Telemig.

No dia 4 de abril de 2002, a Anatel e a Advocacia-Geral da União (AGU) deram entrada a uma petição, na 31a Vara Cível da Justiça Estadual do Rio, principal foro onde TIW, fundos e Opportunity terçavam armas. Na petição, a Anatel e a AGU requeriam a admissão como assistentes do Opportunity na questão. Ao ser admitidas no caso, o processo seria transferido automaticamente da Justiça Estadual do Rio para a Justiça Federal. Elas afirmavam que a dissolução da Newtel, pretendida pela TIW e pelos fundos de pensão, provocaria mudança no controle acionário das empresas – e que isso só poderia ser feito com a anuência prévia da agência. Argumentavam também que a dissolução da empresa poderia provocar desordem administrativa, com prejuízo na prestação de serviços...
Época "amarelou" e não mostrou o dinheiro que as Organizações Globo receberam do valerioduto

É preciso lembrar também, que a revista da Editora Globo mudou de assunto em relação à semana passada, fugindo de dar explicações, depois de Dantas desafiá-la a mostrar o dinheiro recebido através das agências de Marcos Valério pelas Organizações Globo.

Esta semana, a reportagem veio retratando Daniel Dantas como lobista e não como criminoso. Sacrifica a imagem de FHC, revelando passagens constrangedoras mas, nas entrelinhas, a reportagem serve ao jogo de Dantas, ao repetir a tese que é apenas dos advogados de Dantas de que a operação Satiagraha teria sido ilegal:
... delegado Protógenes Queiroz, recorreu a métodos ilegais de operação (usou, por exemplo, agentes da Agência Brasileira de Inteligência para fazer escutas telefônicas à revelia da direção da PF), foi afastado do caso e condenado, em novembro do ano passado, pela Justiça Federal à pena de prisão por crime de violação de sigilo funcional e fraude processual.
Nenhuma decisão da justiça, até agora, dá direito à revista de escrever o que escreveu, como se fosse verdade factual. Pelo contrário, todas as decisões anteriores validaram a operação, e Protógenes só foi condenado (e ainda recorre) justamente pela intromissão de uma equipe da TV Globo na gravação do flagrante do suborno.

17 Comentários:

JOSE JOAO disse...

é tem muito mais gente costeado o alambrado, quando a cerca cair nos vamos ver.

Hélio disse...

Há algo de podre no reino da
'Terra Brasilis'.

A 'Caixa Preta' está sendo
revelada como mais um poder
corrupto.

V disse...

Vamos acabar com a Monarquia na Justiça Brasileira!!! Viva a república na justiça, viva a democracia na justiça. Justiça para todos!!

Chega de Juiz PODE-TUDO.

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

FIQUE ESPERTO, PENSE CERTO !!! >>

SÃO SEMPRE OS MESMOS ... >>

>

DEVEM SER LEMBRADOS POR ESSA HERANÇA : >>

PENSO QUE A DIREITA, REPRESENTADA PELOS TUcana ll has , DEMOcrápu ll as E SEUS ADEREÇOS – stf, s t f , STF, stf, stf ...... , Milicos, Fiesp, Febraban/Banqueiros, Abert/Imprensa, Udr, Latifundiários, Capitalistas e quejandos -. >>

A TIIUURRMMAA DOS DEMocrápulas , TUCANalhas E PARTIDOS ADERENTES ; a camarilha do FHC, ACMs, BORNHAUSENS, JEREISSATIS, MAIAS, VIRGÍLIOS, HERÁCLITOS, OS ARRUDAS , OS RORIZES, OS TUMANS, os Gustavos Francos, os Mendonças de Barros, os Laras Rezendes, Malans – malão-, Armínios Fragas, os Kassabs, os Pérsios Aridas, os JOSÉS SERRAS e os GERALDOS ALKIMINS da vida, esta escumalha que prega o sucateamento do Estado e a desregulamentação trabalhista, NÃO SÃO DE BRINCADEIRA NÃO . >>

MENTEM E ROUBAM MESMO ... >>

DEVEM SER VARRIDOS DA POLÍTICA ! >>

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Os arautos das privatizações e da desregulamentação seguem soltos como se nada tivesse ocorrido. >>

São estes criminosos, no frigir dos ovos, que seguem dando as cartas no planeta.¨>>

GUILHOTINA NE LL ES !!! >>

>
padrealberto.blogspot.com // WWW.fmuniversitaria.com.br

>>

Morais disse...

Em todo tipo de crime de colarinho branco este Dantas está envolvido e a nossa "in"justiça incompetente não consegue colocá-lo na cadeia, não consegue julgar nenhum processo em que ele está envolvieo, acho que estamos precisando mudar o nosso ministro da justiça o mais rápido possível.

Joao Batista disse...

Caros amigos e amigas
Sob o pretexto de viver em um Estado de Direito e Democrático esses facínoras vêm esbulhando o pais há tempos. Infelizmente, o poder influente que exercem nos meios judiciais e politicos permitem-lhes viver na impunidade. Perderam a noção de valores, de ética e honestidade. Bando de safados....será que não têm vergonha de encarar seus filhos e netos?? Cadeia nelles...

Enoque disse...

Impeachement???
Aposentadoria???
Não se declarou impedido??? Vício???
Anulação dos 2 HC's???
Uso da máquina pública para atender interesses privados???

Algo tem que acontecer ou o povo vai ficar mais uma vez com cara de palhaço?

Hélio Pereira disse...

Sem duvida,depois desta esta explicado os dois HCs que "Gilmar Dantas,deu a Daniel Mendes".
Gilmar Mendes envergonha o Judiciario Brasileiro,mas será que nosso Judiciário tem vergonha?

MA_Jorge disse...

Agora todos já sabem por que Gilmar "Dantas" chegou lá; tem todos os canalhas na mão, inclusive os do PIG pelas ligações $$$.

V disse...

Gilmar Dantas,

Supremo do Supremo,
Rei do Jeitinho,
Luz dos bandidos ricos,
Senhor das espertezas,
Ás dos habeas corpus,
Monarca da parcialidade,
Coroné do Mato Grosso,
Libertador das algemas (para ricos),
Magnificiência do SMS,
Mestre da impunidade,
Dotô desonoris causa.

Enfim, vergonha do Brasil.

Esqueci alguma coisa?

Anônimo disse...

Eu acredito na Justiça e que o Supremo como todo o Jurídico na Nação seja reabilitado e limpo de tanta imundice.
O Pessoal do Supremo, a maioria do pessoal, compartilham com o Gilmar Mendes.
Tem outro Presidente mas, quem manda é o Gilmar e, como o Brasil mudou no Executivo e no Legislativo, nós agora vamos ter a felicidade de assistir o Judiciário mudar.
Protogenes é um Herói vivo que deu uma grande comtribuição para a Justiça Brasileira, com seu sacrifício criou as condições para a revelação do cancer do Judiciário e que a História bem próxima vai curar.
Parabéns a todos pelos corajosos e patrióticos comentários transbordando de consciência e cidadania.
Abração Amigo para todos
Azuir Filho

B1 disse...

Quem não diriam?!

Anônimo disse...

O Santo, insuspetável e ínclito Senador Ficha Limpa Jader Barbalho-PMDB/Pará, omitiu em sua declaração à Justiça Eleitoral a sociedade em uma emissora de TV afiliada à Rede Globo no Pará. Onde está o Ministério Público? e a Justiça Eleitoral?

Não tem jeito, a peraltice está no DNA do aliado da tucanalha paraense

Confira: http://www.jesocarneiro.com.br/uncategorized/tv-tapajos-nao-consta-na-declaracao-de-jader.html

H.Pires disse...

SENADORES(as) quem se habilita a fazer umas "indagações" ao supremo togado gilmar? Esta lá nas LEIS: "...Até o fim do Império do Brasil (com a Proclamação da República em 1889) o Supremo Tribunal ... Não podendo continuar os trabalhos da Casa da Suplicação de Lisboa, ... Os ministros do Supremo Tribunal Federal são escolhidos entre os cidadãos, ... Compete ao SENADO FEDERAL processá-los e julgá-los em crimes de ...".

cleofas astronium urundeuva disse...

comentar sobre bandidos ,seria depreciar ainda mais meu país ,este caras se tivesem nascidos na china com certeza não estariam nem na politica nem aqui na terra

Luiz Verdi disse...

é INCRIVEL COMO QUE AQUI NO BRASIL COMO OS LADRÕES DE COLARINHO BRANCO, NAVEGAM TRANQUILOS NAS AGUAS DA IMPUNIDADE, ENQUANTO O "SUPOSTO" LADRÃO DE GALINHA PAGA CARO NA CADEIA COMO QUE SE TIVESSE ROUBADO A FAZENDA TODA.
IDIOTA QUEM ACREDITA NA "JUSTIÇA"

ana disse...

No minimo o Gilmar deveria ter se julgado suspeito.
Sinistro esse STF.Ainda esta muito atual a máxima de que ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração